26/03/2012

Aulas com os pequenos preparam para a Páscoa

Nas aulas de Ensino Religioso, a professora Silvana Brum vem desenvolvendo um trabalho bonito com as turminhas da Ed. Infantil e Fundamental I. Com ovinhos recheados de surpresas, os alunos vão repassando cada parte da história de Jesus na Semana Santa e Páscoa. Eles vão conhecendo detalhes da história, de forma que depois conseguem contá-la e fazer a aplicãção às suas vidas, com a mensagem sempre centrada no amor de Deus.




Outra atividade realizada no início do ano  foi a confecção de desenhos e flores representando as expectativas para as aulas e as questões que os alunos desejam pesquisar e aprender, o que serve de lembrete e incentivo.




20/03/2012

Que amor é esse?

Pare por um instante e pense em alguém que fez muito mal a você, ou que agrediu você com palavras ou com alguma atitude da qual você não gostou.

Pensou? Agora, pense em incluir esta pessoa em suas orações, para que Deus abençoe esta pessoa e a guarde em todos os momentos. Difícil, não é? É mais fácil orar por aqueles que amamos, e de quem gostamos.

No evangelho de Lucas, capítulo 23, versículo 34, lemos que Jesus, ao ser crucificado, pediu que Deus perdoasse aquelas pessoas que o estavam, literalmente, matando. Que amor incompreensível e sem medida é esse? É um amor que só o Filho de Deus poderia ter. É um amor que se sacrificou por aquelas pessoas que o crucificaram, e também por nós, por todos os seres humanos. Pense nisso quando você se sentir magoado, traído, irritado ou maltratado, e haja sempre com amor, pois você já foi amado por Cristo.

Oremos: Senhor Jesus, não posso compreender o teu amor, mas agradeço-te porque graças a este amor, eu tenho o perdão dos meus pecados e a vida eterna garantida. Muito obrigado. Amém.

Fonte: Mensagens de Esperança
Imagem: http://openclipart.org/

17/03/2012

Amor em forma de cruz

Imagem publicada no facebook:
"Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele." (1 João 4.9)

15/03/2012

Supernatural

Musiquinha legal
pra curtir com a turma
no momento devocional:

14/03/2012

O homem que disse não

Uma foto antiga chamou a atenção nas redes sociais e blogs recentemente.
Enquanto dezenas de pessoas fazem o cumprimento nazista a Hitler, um homem permanece de braços cruzados. O nome dele é August Landmesser, e a foto é de 1936.


Às vezes a coisa mais difícil, corajosa e necessária a fazer é dizer não:
-Não ao que todo mundo está fazendo.
- Não ao que tentam nos convencer que é certo e sabemos que vai contra a vontade de Deus.
- Não para quem precisa aprender, mesmo que seja a duras penas, a assumir a responsabilidade pelos seus atos.
- Não aos filhos, não aos amigos, não a pessoas que amamos. Por amor a nós e a eles...

Pode ser difícil, gerar incompreensão e até represálias, mas vale a pena quando a gente sabe o que é correto.

Salmo 1: "Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!"

Deus nos diz sim e não na hora certa:
- Disse sim e assumiu para si o desfio de nos salvar e trazer de volta a vida através de Jesus.
- Às vezes diz não. Mas o não de Deus a pedidos nossos muitas vezes é o sim para coisas muito melhores que reservou para nós.
- O não de Deus quer dizer "SIM, eu amo você"!
Leia mais sobre a história de Landmesser na página do jornal "O Globo"

Isso é amor verdadeiro!

09/03/2012

Mensagem da Semana

Segue cópia da mensagem enviada por e-mail a pais, alunos e funcionários. Caso queira receber semanalmente, escreva para pastoral.ccr@ulbra.br.




03/03/2012

Você é bom em história?

Teste seus conhecimentos nesse joguinho bem legal da "Coquetel":


Mensagem da Semana

Mensagens são enviadas semanalmente para a comunidade escolar.
Se você quer receber também, escreva para pastoral.ccr@ulbra.br

02/03/2012

Três palavrinhas só

Na devoção de hoje as crianças cantaram pra valer a música abaixo.
Foi muito divertido, e juntos refletimos sobre o amor de Deus ao ouvir as nossas orações.



e o trá la la la la la la la lá não sai da cabeça, :-) 

Respeitar os animais também é atitude cristã

Ultimamente tenho visto muitas notícias sobre o abandono de animais quando ficam velhos ou doentes, sobre maus tratos por diversão maldosa ou sobre pessoas que descontam ou manifestam sua raiva sobre os animais.

Muita gente se esquece que Deus nos colocou no mundo para cuidar dos outros seres vivos, e não simplesmente para usá-los como se fossem brinquedos ou outros bens de consumo.
Veja que legal o recado de Provérbios:

01/03/2012

Estudo indica que percepção da religião pode ser influenciada por games


fonte: Gospel Prime

Nos últimos anos, a indústria de videogames tornou-se uma parte importante da cultura jovem. O aumento de popularidade e uso da tecnologia avançada permitiu que os desenvolvedores inserissem cada vez mais detalhes e nuances nas histórias de seus jogos. Aos poucos, muitos desses games começaram a incorporar a religião como um aspecto chave para seu enredo.

Greg Perreault, estudante de doutorado em Jornalismo  na Universidade do Missouri , fez um estudo sobre como muitos jogos da nova geração equivalem religião e violência em suas  narrativas. Perreault apresentou suas descobertas durante a Conferência sobre Religião Digital, realizada no Centro de Mídia sobre Religião e Cultura.

Perreault examinaram cinco jogos recentes que trazem elementos religiosos claros em sua narrativa. Os games em questão foram “Mass Effect 2″, “Final Fantasy 13″, “Assassins Creed”, “Castlevania: Lords of Shadow” e “Elder Scrolls: Oblivion”. Perreault descobriu que em todos estes jogos a religião está associada à violência e a problemas.

“Na maioria desses jogos, houve uma forte ênfase em “Cavaleiros Templários e os motivos dos cruzados”, disse Perreault. ”Não era enfatizado apenas o lado violento da religião, mas em cada um desses jogos a religião criou um problema de que o personagem principal tem de superar. Seja um confronto direto com fanáticos religiosos ou sendo assombrado pela culpa religiosa”.

A conclusão de Perreault sobre a relação entre violência e os games é dúbia: “Não parece que os desenvolvedores estão tentando atacar propositadamente a religião organizada nestes jogos. Acredito que eles estão apenas usando a religião para criar ‘pontos de virada’ estimulantes em seus roteiros. Se você olhar para os jogos, verá que a maior parte deles envolve alguma forma de violência, porque violência é conflito e conflito traz emoção ao jogo. A religião parece ser associada à violência, porque isso contribui para uma narrativa mais atraente”.

Em Assasin’s Creed, por exemplo, o vilão a ser combatido é justamente a Igreja Católica. No passado, jogos como Diablo foram abertamente criticados por lideranças religiosas por vulgarizarem ensinamentos espirituais. Neste game,  o jogador tem de ir ao inferno enfrentar demônios com armas e pistolas.

Traduzido e adaptado de God Discussion

Generosidade faz bem

Assistimos ao vídeo abaixo na aula de Ensino Religioso, em nosso papo sobre generosidade.
A reportagem traz sete motivos para sermos generosos.


Como o vídeo termina dizendo que com certeza há mais motivos para viver a generosidade,
falamos sobre o maior de todos: a GRATIDÃO!
"Nós amamos porque Deus nos amou primeiro" (1 Jo 4.19)