25/06/2012

Consertar ou jogar fora?


Um casal estava comemorando 60 anos de matrimônio, quando alguém perguntou: “Como vocês conseguiram ficar juntos por tanto tempo?”. A esposa, com a paciência dos idosos, respondeu: “Meu filho, é que nós somos de um tempo em que, quando alguma coisa se quebrava, não jogávamos fora. Nós consertávamos”.
Vivemos em uma sociedade de consumo: tudo novo, descartável, feito para durar pouco.  Não é difícil de acontecer que, quando vamos consertar algo, descobrirmos que comprar um novo é mais barato ou mais fácil. É assim porque a nossa economia se baseia no consumo, na compra e venda de novos itens, e precisa incentivar essa "renovação" constante.
Mas o problema é quando isso é transportado para a área dos relacionamentos. Surgem as amizades descartáveis, amores descartáveis, compromissos descartáveis...
Na cabeça de muita gente, compensa mais abandonar quem dá trabalho e procurar outra pessoa do que investir tempo e desgastar-se emocionalmente tentando "consertar". Será que a sociedade de consumo também nos incentiva a fazer compra e venda de pessoas, tratando-as como mercadorias descartáveis?
Ainda bem que Deus não age assim conosco.
Primeiro, ele nos criou com todo amor, para durarmos pra sempre; quando nos afastamos dele e passamos da vida para a morte, ele nos comprou de volta (e pagou alto preço, a vida de Jesus!); quando quebramos, ele nos conserta, investindo em nós o seu perdão, seu amor e seu trabalho em dirigir nossa vida.
Não somos descartáveis para Deus. Mesmo que a lógica dissesse que seria mais fácil acabar conosco e começar tudo de novo, Deus age até o fim para consertar. Nenhuma pessoa  vale tão pouco para Deus que possa ser substituída.
Assim, ele quer nos inspirar a investirmos tudo o que pudermos em consertar. Consertar vidas daqueles que amamos, mesmo que isso exija muito de nós; consertar relacionamentos, mesmo que para isso tenhamos que começar mexendo em nós mesmos.
E se te falta forças ou jeito para consertar o que se quebrou, lembre-se: só com O Especialista a coisa realmente vai dar certo. Busque Aquele que conhece as pessoas desde o projeto original,  que já consertou o mais difícil, e tem milhares de anos de experiência.

21/06/2012

Senhor, cuida...

Imagem postada no facebook:


 ... e se eu cair, cuida de minhas feridas com o teu perdão!

E assim a vida segue

Boa tirinha para refletir (clique na imagem para ampliar):


Tirada do Will Tirando

20/06/2012

Engarrafamentos

Com o aumento do número de veículos em circulação, especialmente nas grandes cidades, eles passaram a nos fazer companhia diária. Aqueles torturantes minutos, talvez horas, de perda de tempo e combustível que quase sempre prejudicam nosso humor. Dificilmente alguém responderia ‘sim’ á pergunta “você gosta de um engarrafamento?” Entrar em um deles costuma ser sinônimo de demora, mau humor, atraso para compromissos.

Mas talvez tudo dependa de para onde estamos indo ou o que estamos esperando. 

E se estivermos indo para um jogo importante, ou seguindo naquela longa fila de carros comemorando a conquista de um campeonato? Se estivermos indo para uma festa em que a multidão de carros indica que ela está ‘bombando”? Ou se estamos indo ao encontro da pessoa amada?

Pode ainda não ser o melhor dos mundos. Mas tenho certeza de que nossa espera neste engarrafamento terá um clima totalmente diferente.

O que esperamos para a vida que temos à frente? O que esperamos para depois desta vida? A resposta a estas perguntas, sem dúvida, influencia o modo como enfrentamos os ‘engarrafamentos’, isto é, os problemas e desafios que a vida diária nos apresenta. Se a vida acaba logo ali, se não temos visão de futuro;  se esperamos apenas pelo pior ou mesmo não esperamos mais nada, não há dúvida de que isto influenciará o humor do hoje. 

No entanto, quando sabemos que em Cristo temos um futuro promissor e uma vida eterna pela frente, nossos congestionamentos diários terão outro humor. Nem sempre estaremos alegres e vibrantes, mas sempre seguros e confiantes de que vamos seguir em frente. Pois a forma de viver e encarar a vida é outra, ela não termina logo ali. Não está rodando a esmo e nem trará apenas coisas ruins.. A vida em fé, na perspectiva da vida eterna, muda nosso humor e fortalece nossa vontade de ultrapassar as barreiras, rumo ao que o futuro nos trará de bom.

Pode não ser o melhor dos mundos. E não é.  

Pois o melhor, de fato, ainda está por vir. 

Rev. Lucas André Albrecht
Capelão Geral da Ulbra

11/06/2012

Disponível na dor


O que fazer para ajudar alguém que sofre? Como consolar alguém que está enlutado?
A Palavra de Deus sempre nos dá respostas e diz: “E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.”
Quando você estiver ao lado de alguém que sofre, permaneça ao seu lado. Demonstrar amor é também estar disponível. Mesmo que não saibamos bem o que dizer ou fazer, unir-se ao que sofre já é responder em amor.

Oremos: Senhor Jesus, quando eu não souber o que fazer para ajudar alguém que está em dor, dê-me um coração voluntário, disponível para estar ao lado de quem sofre. Amém.

Leia em sua Bíblia Colossenses 3.12-17

Extraído de Mensagens de Esperança