31/08/2012

Kindness Boomerang

O vídeo abaixo foi sugerido por um leitor do blog. Obrigado, vamos usar em aula, sim!


"Gentileza gera gentileza", já dizia o andarilho carioca.

E Jesus disse "Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês"

Claro, ninguém garante que a gentileza sempre vai voltar. Mas é garantido que você vai se sentir melhor ao repartir um pouco da gentileza que Deus tem sempre com você.

27/08/2012

Palavra certa


Quando se está apreendendo outra língua, sempre existe o risco de engano em alguma palavra. Erramos, mesmo querendo acertar. Por exemplo, no inglês, dizer “push” para puxar. No espanhol, arriscar um ‘descuelpa’ para parecer mais correto. Ou ainda, a armadilha pode estar na tradução. Algumas mais inocentes, como dizer que “eventually”  é sempre o mesmo que “eventualmente”. Ou que “embarazado” signifique” embaraçado”. Algumas, até constrangedoras, como a tradução de “excited” ou, “bixa”, do Português de Portugal.

Quando isto acontece, o normal é alguém xingar a pessoa? Claro que não. Pode até haver risos, mas não raiva, pois sabemos que a intenção era certa. A expressão é que foi errada.

Bem que poderíamos utilizar esta mesma postura e boa vontade em outras áreas da vida. Com a esposa, filhos, colegas de trabalho... Nem sempre estão nos ofendendo ou magoando. Podem apenas não ter conseguido utilizar as palavras corretas, sem a intenção de dizer algo errado. Pode ser que ainda não dominem bem a linguagem que melhor entendemos, cometendo, assim, erros de interpretação. Mas não raramente somos rápidos no gatilho, condenado a má verbalização e a imprecisa tradução.

A Palavra nos ensina palavras que têm sentido real e definido, sempre que lidas com atenção e, principalmente, com fé. E nelas encontramos também o pedido de tolerância, compreensão e amor.  Paciência para não repreender de cara, mas procurar o sentido por trás das palavras, que é o que fazemos sempre que alguém tenta falar nossa língua, ainda que imperfeitamente. Evidentemente que há situações em que a repreensão é mesmo necessária. Mas há muitas em que é a compreensão a ferramenta mais eficaz.

Como fez o próprio Jesus Cristo, ao nos dar acesso à Palavra que perdoa nossas palavras, erros e incompreensões, colocando Seu cuidado no centro de nossa vida, e faça para do nosso relacionar com o próximo. Buscarmos a melhor tradução para cultivarmos a melhor relação.

E, não tenha dúvida, isto eventually vai dar muito resultado.

Rev. Lucas André Albrecht

25/08/2012

A vida é bem simples


A figura acima tenta mostrar como a vida pode ser bem simples. Claro, é uma boa brincadeira... Sabemos que, quando a coisa é realmente séria, não há como não nos preocuparmos.

Mas pode haver um jeito de diminuir essa tensão, um jeito de fazer o gráfico ter mais alcance e sentido:
"Entreguem todas as suas preocupações a Deus, 
pois ele cuida de vocês"(1 Pedro 5.7)

22/08/2012

Por dentro da mentalidade medieval: crença (BBC)

Documentário da BBC, que estamos usando no 2º Ano do Ensino Médio para rever e discutir parte da história do Cristianismo.


21/08/2012

Grupo Jovem

Mais um encontro acontece nesta terça, dia 21/08, às 18h.


03/08/2012

4º Enigma da Gincris

Muito bem! Recomeçamos a Gincana do CCR 2012!!

Você está preparado? Mata essa charada bem fácil, então:


Não adianta procurar na Bíblia, desta vez. Meu nome não está lá. Mas eu sou um bom exemplo de valores que a Bíblia ensina. Na verdade, eu e meu pai fomos bons exemplos naquele dia, e mesmo o pessoal que fala catalão entendeu a mensagem: Quando eu já não conseguia, meu pai furou o bloqueio e foi comigo até o fim! 
Valeu a pena, pois agora muita gente se lembra de mim, neste ano em que a festa acontece no meu país.
Quem sou eu, qual o nome do meu pai e o que aconteceu conosco?
Mande a resposta para o pastor Herivelton (heriveltonreg@gmail.com) até segunda, dia 06/08 às 17hs (com o código da sua equipe).

Momentos

Curta metragem português que vale a pena apreciar.
Uma boa reflexão quando nos aproximamos do Dia dos Pais. Também para aqueles que, mesmo estando em casa, precisam retomar sua vida em família...

01/08/2012

Nas mãos do Senhor!

A mensagem abaixo foi postada no facebook pelo Pastor Ari Schultz, capelão do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)

Aborrecer-se, sentir inveja, raiva e decepção: eis alguns sentimentos que, volta e meia, se manifestam em nossa vida. O Salmo 37, no primeiro versículo, aconselha: “Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos que praticam o mal”. E na sequência, oferece como receita: “Confie em Deus, o Senhor, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida. Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará” (Sl 37.3-5).

O salmista Davi lembra que o sucesso dos maus – desonestos, violentos e inimigos de Deus – é apenas aparente e breve. Aos que confiam em Deus, porém, é dito: “O Senhor nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a ele. Se eles caírem, não ficarão caídos porque o Senhor os ajudará a se levantarem” (Sl 37.23-24). Muitas vezes enfrentamos mais do que “apenas” decepções e aborrecimentos. Tempos de aflição, crises amargas e provações dolorosas podem abater-se sobre nós. Nessas horas, mais ainda, importa entregar a nossa vida nas mãos de Deus, confiar nele e aguardar o seu socorro. Não existe solução melhor, por mais que as pessoas tentem encontrá-la.

E, se por trás dos nossos problemas está um passado de erros, excessos e culpas, é bom lembrar que “o sangue de Jesus nos limpa de todo pecado” (1Jo 1.7). Ouvimos Jesus dizendo: “Não condeno você. Vá e não peque mais!” (Jo 8.11).

Hoje é o dia certo; agora é o momento oportuno para entregar todas as nossas preocupações a Deus, pois ele quer tomar conta de nós (1Pe 5.7). Nas mãos de Deus estamos seguros, você pode confiar, pois Ele já fez tudo por nós. Entregou inclusive seu único Filho para que possamos ter perdão e vida eterna.

Oremos: Senhor, muito obrigado pelos aborrecimentos que desvias de mim, e pelas experiências que me fortalecem na fé e me aproximam de ti. Afasta de mim todo o mal, e dá pleno êxito aos que buscam a tua honra e glória. Ampara-me no teu amor. E guia-me no caminho da perseverança. Em nome de Jesus. Amém.