28/09/2012

A música que não desgruda

Sabe aquela música que não desgruda da cabeça de jeito nenhum? Parece que tem um radinho interno que não dá para desligar. E às vezes é uma repetitiva e de gosto duvidoso.

"Seus problemas acabaram!" Agora existe um site que se propõe a substituir a música que gruda por outra melhor, que grude no lugar dela.


Que bom que já existe um serviço assim. Só que, mais difícil do que tirar uma música da cabeça, é tirar ideias, pensamentos ou desejos ruins.

Ainda não inventaram site para isso, mas tem um livro (aliás, ele pode ser acessado online também!). E em um trecho, diz assim:


"Encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente... E o Deus que nos dá a paz estará com vocês." (Filipenses 4.8 e 9)

Para desgrudar da mente ideias ruins, substitua pela doce música do amor de Deus.

24/09/2012

Fim do Mundo

Programa Cristo para Todos:



Confira mais vídeos do CPT, sobre variados assuntos, no canal do youtube: https://www.youtube.com/user/ProgramaCPT

18/09/2012

Provando que tenho razão

Se você é daqueles que vai até o fim para mostrar que tem razão, assista o curta abaixo.
Se não é, assista assim mesmo, rs


Pra pensar mais um pouco, leia abaixo o texto do blog "Mensagens de Esperança":

Quem tem razão

Querer estar sempre "mais certo" do que o outro, mostrar que se tem a razão ou a verdade em tudo e a qualquer preço, é uma maneira rápida e eficiente de estragar amizades e relacionamentos.  O apóstolo Paulo, aconselhando os cristãos que brigavam por discussões sobre a liberdade de comer ou não certos alimentos, com risco de alguns se afastarem da fé, disse: "Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé" (Rm 14.19). Não que não haja verdades e razões a serem defendidas. Mas na vida cristã, pelo bem do outro, há momentos em que agir com amor é mais importante do que provar que se tem a razão. Pelo nosso bem Jesus humilhou-se, mesmo sendo o dono da verdade. Por amor.
Oremos: Salvador Jesus, a sua morte e ressurreição me mostram que o amor pode escolher caminhos difíceis pelo bem do outro. Ajude-me a defender a sua verdade e não a minha, e assim, ser instrumento do amor do Pai na vida das pessoas. Em seu nome. Amém.


15/09/2012

Explica, mas não justifica


Um professor que tive usava a mesma frase, sempre que tentávamos dar desculpas sobre os trabalhos atrasados. A história podia ser boa e verdadeira, poderia se tratar de um bom motivo aos nossos olhos, mas ele nos defrontava sempre com a verdade imutável: “Explica, mas não justifica!”

Na vida, nos acostumamos a nos explicar quando algo não dá certo. Mesmo quando erramos, tentamos mostrar que os motivos, ou pelo menos parte deles,  foram alheios à nossa vontade, ou que a culpa também foi de outros. Mas seria bem melhor não tentar justificar. Admitir o erro é o caminho mais rápido, mais sincero e menos trabalhoso para chegar à solução.

Com Deus, todos nós temos o “explica, mas não justifica”. Podemos pôr a culpa no mundo ao nosso redor, nas tentações muito grandes, na falta de condições para fazer o certo. Mas não tem jeito, Ele conhece profundamente seus filhos, mais do que qualquer pai ou professor. Podemos até tentar explicar, mas nunca nos justificar.

E aí, como ficamos? “Justificados mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5.1). Se nós não podemos justificar os pensamentos, palavras e ações diante de Deus, temos Jesus, que já pagou por todos eles. Ainda que com muita coisa a explicar, não precisamos mais. Se Deus nos considera justos, justificado está. Não nos explicamos, apenas nos arrependemos, e diariamente recebemos o perdão e a força para seguir em frente. Uma paz incompreensível, não merecida, de graça.

Se é assim com Deus, que tal tentar um pouco disso com as pessoas também? Em casa, no trabalho, na escola, não vamos nos perder em explicações evasivas. Vamos exercitar o reconhecimento sincero dos nossos erros e a reconciliação para voltar a acertar. Assim, em paz, também vamos ter a oportunidade de oferecer aos outros o perdão e ajuda para melhorar.

Grande abraço!
Pastor Herivelton Regiani

10/09/2012

Pregos na cerca

A história é bem simples, e desconheço o autor, mas ensina muito:


Era uma vez um menino muito irritadiço e nervoso. Ele não conseguia se controlar, tinha um comportamento bem explosivo. 
Seu pai decidiu dar-lhe uma lição. Entregou-lhe um saco com pregos e um martelo, e disse que, para cada vez que se descontrolasse, deveria pregar um desses pregos na cerca do quintal.
No primeiro dia, foram dezessete pregos... Mas o menino foi se lembrando de pensar antes de agir e, com o tempo, percebeu que era mais fácil se controlar do que ir até a cerca martelar. O tempo passou, até que chegou o dia em que ele não precisou pregar e, satisfeito, correu para contar ao pai... Mas o pai lhe deu outra tarefa: para cada dia em que se mantivesse calmo, agora deveria retirar um prego da cerca.
Mais um bom tempo se passou, e o menino, novamente, comemorou. Conseguira retirar todos os pregos, estava se controlando de verdade!
Uma última lição do pai, então: "Venha comigo, vamos ver a cerca. Veja que, mesmo tirando os pregos, ficaram os buracos. A cerca nunca mais será a mesma... As suas palavras ou gestos de raiva podem causar feridas, e estas feridas viram cicatrizes. Por isso é importante pensar bem antes de falar e agir".


Há pessoas que se reconhecem como nervosas ou "esquentadas". O curioso é que estas pessoas costumam achar que são assim mesmo, que os outros tem que aceitá-las e aprender a conviver com seu temperamento.

Há também pessoas que pensam ser calmas e comedidas, e não percebem quando o que falam ou fazem causa feridas ou deixa cicatrizes.

Todos nós estamos sujeitos a ferir, e todos nós temos nossas próprias feridas e marcas. O que fazer, então?


"Eu lhes dou este novo mandamento: Amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros." (João 13.34)

“Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.” (Efésios 5.29)

“Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês” (Efésios 5.31,32)


"Acima de tudo, amem sinceramente uns aos outros, pois o amor perdoa muitos pecados." (1 Pedro 4.8)

O amor de Deus em Cristo, com o remédio chamado perdão, cura nossas feridas e ajuda a conviver com as cicatrizes. Este amor supremo nos ajuda também a evitar novas feridas e cicatrizes na vida das pessoas que amamos, e a trabalhar pela cura daquelas que ainda acontecem.

Pastor Herivelton Regiani



06/09/2012

Ou ficar a pátria livre, ...

A gente só se esforça por mudar aqueles a quem ama. É verdade. Pelos que não gostamos, não fazemos grande esforço a não ser ignorar ou "suportar".

Quando vem a Semana da Pátria, e com ela os momentos cívicos, alguns questionam se vale a pena celebrar as cores de um país com tanta injustiça, corrupção e tanta maldade falseada em liberdade. Mas a gente só muda quem a gente ama.

Desde pequenos, precisamos aprender o valor da pátria, da nossa cultura multifacetada, da nossa liberdade (ainda que doente de tão maltratada); o valor do nosso solo, nossas matas, nossas águas, nossas cidades, nossa gente. Amando de verdade, vamos nos esforçar por mudar, ao invés de nos acomodar.

No meio da desigualdade e desonestidade, ainda temos, sim, boa medida de liberdade. É preciso celebrar seu valor para não deixar que, no futuro, também ela seja tomada. É preciso cantá-la para que se torne maior em nossos corações, e depois agir para que se torne maior na vida de todos.

Mas é preciso, acima de tudo, usar a liberdade que temos para servir: "Vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros." (Gálatas 5.13,14)

Abençoa, Senhor, nosso país. Ensina-nos a amar, para servir e assim mudar. Por Jesus. Amém.

Pastor Herivelton Regiani

04/09/2012

Pré-ocupações

Uma professora minha dizia que, quando queremos saber o significado de uma palavra, o melhor jeito é dividi-la em duas. Algumas vezes, você fica com duas palavras difíceis. Outras vezes, com duas que fazem todo sentido.

É o caso da palavra preocupação. "Pré-ocupações" são coisas com as quais nos ocupamos previamente,  antes da hora. Quando nos ocuparmos demais com estas coisas, que ainda não aconteceram, deixamos de nos ocupar com as coisas e as pessoas que já estão na nossa frente, acontecendo agora e precisando de atenção.

É claro, não dá para deixar de pensar adiante. Prevenir-se, precaver-se, é característica de quem é sábio. Mas a preocupação excessiva pode paralisar-nos e atrapalhar o presente, piorando o futuro.

Se pré-ocupação é ocupar-se com o futuro, faz sentido o texto bíblico que diz: "Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês" (1Pedro 5.7). Faz todo sentido deixar o futuro nas mãos do único que pode prevê-lo e se ocupar com ele.

Vivemos o presente e, mesmo que sejamos prevenidos, confiamos em Deus para o futuro!

Pastor Herivelton Regiani

03/09/2012

Vida sustentável é vida feliz

O discurso é do Presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, na Rio +20.

Nos faz pensar sobre o que realmente importa na vida, e sobre a cultura voltada para o consumo em que vivemos. É possível preservar o meio ambiente sem modificar nossa cultura?

E você, o que considera uma vida feliz e sustentável?


Gratidão faz bem