Um professor que tive usava a mesma frase, sempre que tentávamos dar desculpas sobre os trabalhos atrasados. A história podia ser boa e verdadeira, poderia se tratar de um bom motivo aos nossos olhos, mas ele nos defrontava sempre com a verdade imutável: “Explica, mas não justifica!”
Na vida, nos acostumamos a nos explicar quando algo não dá certo. Mesmo quando erramos, tentamos mostrar que os motivos, ou pelo menos parte deles, foram alheios à nossa vontade, ou que a culpa também foi de outros. Mas seria bem melhor não tentar justificar. Admitir o erro é o caminho mais rápido, mais sincero e menos trabalhoso para chegar à solução.
Com Deus, todos nós temos o “explica, mas não justifica”. Podemos pôr a culpa no mundo ao nosso redor, nas tentações muito grandes, na falta de condições para fazer o certo. Mas não tem jeito, Ele conhece profundamente seus filhos, mais do que qualquer pai ou professor. Podemos até tentar explicar, mas nunca nos justificar.
E aí, como ficamos? “Justificados mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5.1). Se nós não podemos justificar os pensamentos, palavras e ações diante de Deus, temos Jesus, que já pagou por todos eles. Ainda que com muita coisa a explicar, não precisamos mais. Se Deus nos considera justos, justificado está. Não nos explicamos, apenas nos arrependemos, e diariamente recebemos o perdão e a força para seguir em frente. Uma paz incompreensível, não merecida, de graça.
Se é assim com Deus, que tal tentar um pouco disso com as pessoas também? Em casa, no trabalho, na escola, não vamos nos perder em explicações evasivas. Vamos exercitar o reconhecimento sincero dos nossos erros e a reconciliação para voltar a acertar. Assim, em paz, também vamos ter a oportunidade de oferecer aos outros o perdão e ajuda para melhorar.
Grande abraço!
Pastor Herivelton Regiani
assumir os erros e responsabilidades, sem procurar algo ou alguém em quem por a culpa. Daniel 102
ResponderExcluirAs vezes quando as pessoas mentem elas apenas ficam explicando uma história mas nas justifica nenhum de seus erros ou falhas.As pessoas tem que começar a assumir suas culpas.
ResponderExcluirFELIPE M.-GABRIEL B.-GUILHERME B. T:102
....
ResponderExcluir