25/06/2012

Consertar ou jogar fora?


Um casal estava comemorando 60 anos de matrimônio, quando alguém perguntou: “Como vocês conseguiram ficar juntos por tanto tempo?”. A esposa, com a paciência dos idosos, respondeu: “Meu filho, é que nós somos de um tempo em que, quando alguma coisa se quebrava, não jogávamos fora. Nós consertávamos”.
Vivemos em uma sociedade de consumo: tudo novo, descartável, feito para durar pouco.  Não é difícil de acontecer que, quando vamos consertar algo, descobrirmos que comprar um novo é mais barato ou mais fácil. É assim porque a nossa economia se baseia no consumo, na compra e venda de novos itens, e precisa incentivar essa "renovação" constante.
Mas o problema é quando isso é transportado para a área dos relacionamentos. Surgem as amizades descartáveis, amores descartáveis, compromissos descartáveis...
Na cabeça de muita gente, compensa mais abandonar quem dá trabalho e procurar outra pessoa do que investir tempo e desgastar-se emocionalmente tentando "consertar". Será que a sociedade de consumo também nos incentiva a fazer compra e venda de pessoas, tratando-as como mercadorias descartáveis?
Ainda bem que Deus não age assim conosco.
Primeiro, ele nos criou com todo amor, para durarmos pra sempre; quando nos afastamos dele e passamos da vida para a morte, ele nos comprou de volta (e pagou alto preço, a vida de Jesus!); quando quebramos, ele nos conserta, investindo em nós o seu perdão, seu amor e seu trabalho em dirigir nossa vida.
Não somos descartáveis para Deus. Mesmo que a lógica dissesse que seria mais fácil acabar conosco e começar tudo de novo, Deus age até o fim para consertar. Nenhuma pessoa  vale tão pouco para Deus que possa ser substituída.
Assim, ele quer nos inspirar a investirmos tudo o que pudermos em consertar. Consertar vidas daqueles que amamos, mesmo que isso exija muito de nós; consertar relacionamentos, mesmo que para isso tenhamos que começar mexendo em nós mesmos.
E se te falta forças ou jeito para consertar o que se quebrou, lembre-se: só com O Especialista a coisa realmente vai dar certo. Busque Aquele que conhece as pessoas desde o projeto original,  que já consertou o mais difícil, e tem milhares de anos de experiência.

Um comentário:

  1. Hoje em dia, as pessoas se tornaram muito ignorantes em relação ao dinheiro. Para alguns, dinheiro é felicidade. Para outros, amor é felicidade. Porém, o amor de hoje em dia também mudou. As vezes, dura menos que um filme. Ainda existem pessoas que sabem valorizar o dinheiro e amor da forma certa, porém são poucas. Apenas, porque certas pessoas estão interessadas em coisas rápidas e prontas do que consertadas.

    Karolina e Gabriela - 202

    ResponderExcluir