15/04/2013

Redes sociais podem acabar com amizades reais, diz pesquisa

vimos no pavablog.com

Desrespeito e insultos online estão acabando com amizades, à medida que as pessoas estão ficando mais rudes nas mídias sociais, revelou uma pesquisa nesta quarta-feira (10/04). O estudo também mostrou que dois em cada cinco usuários cortaram relações após uma briga virtual.

Assim como o uso das mídias sociais cresceu, a falta de civilidade também aumentou, com 78% de 2.698 pessoas entrevistadas tendo relatado um aumento das grosserias na internet. As pessoas não hesitam em ser menos educadas online do que ao vivo, segundo o levantamento.

Uma em cada cinco pessoas reduziu seu contato pessoal com alguém que conhece na vida real depois de uma briga pela internet.

Joseph Grenny, copresidente da empresa de treinamento corporativo VitalSmarts, que conduziu a pesquisa, disse que as brigas online muitas vezes se tornam brigas na vida real, com 19% das pessoas bloqueando ou cancelando amizades com alguém por causa de uma discussão virtual.

“O mundo mudou e uma parte importante das relações acontece online, mas os modos ainda não acompanharam a tecnologia”, disse Grenny à Reuters, no lançamento da pesquisa, conduzida ao longo de três semanas em fevereiro.

“O que é realmente surpreendente é que muitas pessoas desaprovam esse comportamento, mas as pessoas ainda estão fazendo isso. Por que você xingaria online, mas nunca na cara da pessoa?”

Dados do Pew Research Center mostram que 67% dos adultos conectados à internet nos Estados Unidos usam sites de redes sociais, dos quais o Facebook é o mais popular, enquanto os últimos números mostram que mais da metade da população britânica tem conta no Facebook.

A pesquisa acontece após uma série de desentendimentos pela internet envolvendo personalidades, que atraíram grande atenção da mídia.

O jogador de futebol britânico Joey Barton, do Olympique de Marseille, foi convocado pelo comitê de ética da federação francesa após chamar o zagueiro brasileiro Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, de “travesti acima do peso” no Twitter.

O boxeador Curtis Woodhouse foi amplamente elogiado após ter rastreado uma pessoa no Twitter que o chamou de “desgraça completa” e um “piada” após uma derrota, indo até a casa do autor das críticas para cobrar um pedido de desculpas.

Grenny disse que os entrevistados tinham suas próprias histórias, como uma família que não se fala há dois anos porque um homem publicou na internet uma foto embaraçosa de sua irmã e recusou-se a removê-la. Em vez disso, espalhou a foto para todos os seus contatos.

As tensões nos locais de trabalho também foram transferidas para conversas através da internet, nas quais funcionários falam de forma negativa de um companheiro.

“As pessoas parecem ser conscientes de que este tipo de conversa importante não deve acontecer nas mídias sociais, mas, apesar disso, também parecem ter o impulso de resolver as emoções de forma imediata e através deste tipo de canal”, disse Grenny.

38 comentários:

  1. As pessoas tem mais liberdade de expressão na internet, achando que elas podem ofender as pessoas sem nada acontecer com elas. O que não é verdade, pois ofensas na internet podem causar brigas judiciais por danos morais, ofensas ainda mais agressivas e uma reação feita pessoalmente.

    Anne, Gabriela, Luiza P
    Turma 303

    ResponderExcluir
  2. as redes sociais não acabam com as amizades verdadeiras, pois independentemente das redes socias, se você é realmente amigo da pessoa, vai continuar sendo mesmo que não ''curtir'' algo que ela poste ou ''curta'' algo de uma pessoa que seu amigo não goste. Bruno Lima

    ResponderExcluir
  3. As pessoas falam o que quizer na internet, e sem pensar muitas vezes, ofendendo muitas pessoas e acarretar muitos problemas com as pessoas que não conhecemos, mas também pessoas próximas a nós, podendo termos problemas até na justiça.
    (Pablo e Ivan T:303)

    ResponderExcluir
  4. As pessoas muitas vezes querem se mostrar superiores nas redes sociais, a maioria das vezes elas se tornam rudes, deixando suas amizades reais de lado e zombando delas.

    Nomes: Reny Araújo, Gabriel Souto e William Fink
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  5. A maioria das pessoas acredita que se protegendo através de um computador, não vai criar verdadeiras consequências na vida real, o que está completamente errado, a Internet pode ser vista de vários outros modos e utilizada para vários tipos de comunicação, brigas como essas normalmente são desnecessárias e impulsivas.

    Gabriel Vargas e Giseli Thais - Turma: 201.

    ResponderExcluir
  6. O problema é que as pessoas falam o que quizer nas redes sociais achando que eles nao seram punidos mas tem casos que podem ocorrer ate processos na justiça

    ResponderExcluir
  7. HOje em dia adolecentes, adultos mostram-se muito mais a sua verdadeira pessoa, e carater atraves de redes sociais, conversar com um amigo pela internet torna-se mais facil, do que pessoalmente...só não se pode esquecer de continuar sendo essa mesma pessoa, com as mesmas atitudes fora da internet.
    Julia Borba 201

    ResponderExcluir
  8. As redes sociais não acabam com as verdadeiras amizades, porém, podem trazer pequenos desentendimentos que podem ir enfraquecendo aos poucos a amizade. Mas, se você é realmente amigo da pessoa você deve se importar em como ela é quando vocês estão juntos e não com aquilo que ela "curte" ou posta nas redes sociais. Leonardo S. e Matheus S. T: 301

    ResponderExcluir
  9. nas redes sociais temos a facilidade de poder falar tudo aquilo que pensamos, com muito mais coragem do que quando estamos frente a frente com as pessoas, as vezes as frases são mal interpretadas pelas pessoas, podendo causar conflitos.
    pedro e bruno
    301

    ResponderExcluir
  10. As redes socias tem a tendencia de aproximar as pessoas que moram longe uma das outras, mas também acabam afastando elas das que estão por perto, pois estamos passando tanto tempo nas redes sociais que trocamos as conversas pessoais pelas virtuais. As vezes temos que nos desligar da internet e passar mais tempo com as pessoas a nossa volta.
    Gabriela Drebes e Mateus Machado, 301.

    ResponderExcluir
  11. Nas redes sociais, as pessoas normalmente são mal interpretas, pois não tem o contato, como se estivessem conversando pessoalmente, e nas redes sociais tem pessoas que querem mostrar que são "melhores" que as outras.
    Douglas. 301

    ResponderExcluir
  12. As redes sociais não acabam com amizades mas sim podem causar intrigas pois muitas vezes nos interpretamos mal, o que não acontece com o contato pessoal onde temos maior facilidade de compreender o que quer ser dito, e também podemos sentir a energia que a pessoa quer nos passar.

    Nícolas e Thales
    T:301

    ResponderExcluir
  13. As redes sociais podem prejudicar uma amizade pois, nas redes sociais as pessoas acabam conhecendo pessoas novas e as vezes os amigos ficam com ciúmes, também as pessoas brigam por competiçoes ou talvez jogos e também as redes sociais acabam subindo a cabeça da pessoa e isso acaba prejudicando o rendimento escolar e também a relação com os amigos próximos.
    Jonas e Laszlo
    T:202

    ResponderExcluir
  14. As pessoas(não importando se são adolescentes ou adultos) acabam usando as redes sociais para expor os seus sentimentos e sua opinião.As redes sociais acabaram dando uma liberdade das pessoas se expressarem e dizerem o que pensam,mas ai que se encontra o problema.Muitas coisas do que pensamos não precisa ser dito(pessoalmente ou em redes sociais) porque,podemos acabar magoando alguém.Na internet as pessoas são mais impulsivas.

    Nomes:Diego Ibias e Matheus Fernandes
    Turma:202

    ResponderExcluir
  15. As redes sociais são meios de socializar com as pessoas, e isso é um lado muito bom. Um lado ruim é que as pessoas acabam brigando por coisas pequenas nessas próprias redes sociais.

    Guilherme Garcia e Stefany Ampessan - 202

    ResponderExcluir
  16. As redes sociais podem acabar prejudicando muito a vida social das pessoas, pois o que você pensa fora, pode acabar escrevendo lá, e isso muitas vezes pode acabar gerando conflitos, brigas etc, coisas que não precisam acontecer.
    Respeite seus amigos, e use as redes sociais para coisas boas e amizades positivas.
    Pietra e Lorenzo 202

    ResponderExcluir
  17. Redes Socias envolvem varios assuntos, e talvez por algum deles, uma resposta ou algo do tipo, podem rolar confusões, mas isso vai de cada um, se o cara não se irrita fácil, não vai descutir.

    Gabriel Montagan T: 202

    ResponderExcluir
  18. Cada vez mais encontramos pessoas com que nos desapontamos e perdemos a confiança. Através das redes sociais descobrimos como realmente são as pessoas, gerando muitas brigas e intrigas. Todo mundo sabe que quanto mais se procura, mais se acha. Porém sempre vão a procura de coisas boas, mas acabam descobrindo coisas que não gostariam de saber. As pessoas estão se sujeitando muito a isso, com medo de ficarem sozinhas. Vitória e Vanessa - 202

    ResponderExcluir
  19. Todas as pessoas conseguem ter mais coragem de fazer e falar coisas para os outros, insultar pessoas, fazer coisas com más intenções pela internet do que ao vivo, pois não precisam encarar a realidade e arcar com as consequências, mas sim somente desligar o computador e fugir da resposta da pessoa. Às vezes agimos sem pensar quando alguém, por exemplo, nos magoa ou nos irrita, principalmente se for para fazer algo que você tenha coragem, como por exemplo pela internet. Podemos insultar um amigo, zombar dele e isso acabará com a amizade. Pensar antes de agir SEMPRE é necessário, e pensar bem, para não nos arrependermos depois e não fazermos coisas que não devíamos.
    Aléxia e Mariana 202

    ResponderExcluir
  20. De fato algumas pessoas estao mesmo estragando suas amizades por redes socias. Na internet tudo é mais facil, falar coisas para os outros que nao teria coragem de falar pessoaslmente. Devemos pensar antes de insultar alguem.
    Gabriel Lloja e Mariana Cantarelli

    ResponderExcluir
  21. Parecemos não pensar antes de agir na internet. Achamos que estamos protegidos por estarmos falando através de uma máquina, mas não estamos. Podemos machucar as pessoa com o que falamos e não damos conta disso. Nossas comentários podem interferir até no momento de sermos selecionados para um emprego.

    Manuela e Gabriela
    203

    ResponderExcluir
  22. De fato algumas pessoas estao mesmo estragando suas amizades por redes socias. Na internet tudo é mais facil, falar coisas para os outros que nao teria coragem de falar pessoaslmente. Devemos pensar antes de insultar alguem.
    Gabriel Lloja e Mariana Cantarelli - 203

    ResponderExcluir
  23. Realmente a internet, no caso, as redes sociais acabam com amizades e relacionamentos em geral. Pois nas redes sociais achamos que estamos protegidos, mas na verdade estamos nos expondo muito, as pessoas podem se prejudicar bastante com isso, pois, na internet todo mundo fala oque quer e acaba ofendendo as pessoas.

    Maiara, Vitória e Allan - 102

    ResponderExcluir
  24. As redes sociais não acabam com as verdadeiras amizades mas sim distanciam as pessoas umas das outras em vez de deixa-las mais perto umas das outras tem ex-colegas meus que eu não via a anos e depois que uma ex-colega minha postou uma foto de 10 anos atrás eu reencontrei muitas pessoas e amigos que não via a anos isso fez com que eu rever muitos dos meus colegas e amigos
    (Gustavo Pedrotti Pinzon) T:102

    ResponderExcluir
  25. Na internet achamos que estamos protegidos pois estamos falando através de uma máquina, Mas na verdade não estamos pois tem muitas pessoas mal intencionadas nas redes sociais por exemplo.
    E também nas redes socias podemos machucar as pessoas verbalmente falando coisas que as ofendam.
    Nomes: Vitor Gabriel E Patrick Becker
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  26. As redes sociais são muito boas para nos comunicarmos, ver noticias e nos distrairmos, mas nem tudo é um mar de rosas pois muitas pessoas usam para xingar ou expor as outras pessoas, xingar pela WEB é muito mais fácil do que falar olho no olho pois na sua casa e em seu computador você acha que nada de mal vai poder acontecer mas pode em alguns casos pessoas já foram denunciadas por Cyber Bullyng. E assim você não estará fazendo ao bem.

    Gabriel Rocha e Henrico Fiss 102

    ResponderExcluir
  27. Através da internet podemos nos aproximar e nos distanciar das pessoas dependendo do tipo de conversa muitas vezes as pessoas se afastantam umas das outras pelo chamado bulling,ja que certas coisas que aparecem ou pomos na internet ofendem outras pessoas.

    Lucas Mocelin e Edrei T: 102.

    ResponderExcluir
  28. A internet realmente pode ser um obstáculo para amizade hoje em dia, pois na internet temos mais coragem para falar coisas que pessoalmente. Ao mesmo tempo ela pode aproximar e afastar as pessoas. Ela é muito útil realmente, devemos somente usá-la com tolerância.
    Lucas Bettanin Loureiro
    Ana Luiza Holz Dauernheimer
    101

    ResponderExcluir
  29. Na internet, podemos ter amigos que moram muito distantes de nós, há vários programas e redes sociais para isso, e é um benefício. Mas muitos que estão ao nosso lado, que vemos praticamente todos os dias, falamos apenas via internet, e isso não é bom, por que com as pessoas que você tem a oportunidade de conversar pessoalmente, não deve ficar falando apenas pelo computador.
    Então, como tem a famosa frase " A internet aproxima uns e distancia outros"

    Audrey e Giuliana T:101

    ResponderExcluir
  30. A internet pode ser uma barreira nas amizades que podemos ter contato pessoalmente. Muitas vezes não temos coragem de dizer coisas às pessoas e atrás de um computador nos soltamos um pouco mais. Isso pode ser bom em alguns casos, mas muito ruim em outros, tendo a coragem de insultar, xingar, brigar, etc. E as vezes o contato virtual pode tomar o lugar do pessoal. A internet também pode mudar a personalidade da pessoa, sendo ela uma na tela e outra na vida real. Ela pode tanto aproximar, como afastar.
    Sofia Hein e Aryel Azambuja
    T: 101

    ResponderExcluir
  31. Discordo, acho que essas situações de amizades prejudicadas devido as redes sociais não acontecem frequentemente.
    Na verdade aconte ao contrário, as redes sociais ajudam a comunicação de todos.

    Gustavo, João Vitor
    Turma 103

    ResponderExcluir
  32. A amizade através das redes sociais é diferente do mundo real, as pessoas escondem coisas nas redes pois elas possuem outra vida diferente.
    A amizade pode ser estragada por um simples perfil criado em uma rede social, você não sabe o que a pessoa faz escondido na rede social então o único jeito é confiar nela realmente por ser amigo. Voce pode estragar a vida de uma pessoa através de uma rede social.

    Valmir J., Gabriel J.
    Turma 103

    ResponderExcluir
  33. Dependendo do ponto de vista, as redes sociais podem ajudar você a encontrar amigos , ou podem gerar conflitos entre amigos com diversas formas de atingir-los com ou sem intenção através das redes sociais.

    (Lukas Giembra , Leonardo Santos, Leonardo Rosa - 103)

    ResponderExcluir
  34. A partir de redes sociais, muitos sentimentos são provocados principalmente em jovens, como inveja e raiva. Principalmente inveja, pois existem pessoas que buscam sempre encontrar um meio de mostrar o que elas tem que os outros não tem e acabam com amizades por estes motivos. Ou também por publicações inadequadas e provocativas. Muitas vezes até, sem a permissão da pessoa citada na publicação.

    Isabella Kayser, Juliana Kayser e Felipe Silveira
    Turma 103

    ResponderExcluir
  35. Hoje em dia as brigas de adolescentes começam pelas redes sociais, inocentemente algo acontece sem querer ou uma pessoa não gosta do comentário, provocando raiva e desgosto na pessoa e por isso quando se encontram resolvem pessoalmente dependendo do caso a briga é sempre o resultado. Publicações que são inapropriadas e são julgadas rápidamente, acabam virando polêmica.



    (Bárbara Peixe e Matheus Gelain - Turma 104)

    ResponderExcluir
  36. Acho que hoje em dia realmente a conexão pessoal das pessoas tem se perdido devido ao uso frequente da internet. Muitas vezes as pessoas brigam por um comentário no facebook, e então, acabam terminando uma amizade que existia há muitos anos. Sou um usuário assíduo da internet, mas como parte da minha aprendizagem "internética" sempre soube que devemos diferenciar as nossas amizades reais das virtuais, porém, infelizmente as pessoas se esquecem disso e acabam discutindo e misturando realidade com internet.
    Gustavo Scholmes Ribeiro e Amanda Lemos Turma 104

    ResponderExcluir
  37. Hoje a internet é o principal meio de comunicação no mundo, então muitas pessoas usam a mesma para fazer xingamentos e ofensas em momentos de raiva ou cyber bullying, ou bullyng pela internet e tudo isso por diversão, existe pessoas que se sentem feliz por criticar ou fazer outras pessoas se sentirem mal ainda mais com pessoas do seu ciclo de amizade muitas vezes gerando brigas e acabando com as mesmas ( Bernardo Fortes e Vinicius Lemes - 302 )

    ResponderExcluir