10/09/2012

Pregos na cerca

A história é bem simples, e desconheço o autor, mas ensina muito:


Era uma vez um menino muito irritadiço e nervoso. Ele não conseguia se controlar, tinha um comportamento bem explosivo. 
Seu pai decidiu dar-lhe uma lição. Entregou-lhe um saco com pregos e um martelo, e disse que, para cada vez que se descontrolasse, deveria pregar um desses pregos na cerca do quintal.
No primeiro dia, foram dezessete pregos... Mas o menino foi se lembrando de pensar antes de agir e, com o tempo, percebeu que era mais fácil se controlar do que ir até a cerca martelar. O tempo passou, até que chegou o dia em que ele não precisou pregar e, satisfeito, correu para contar ao pai... Mas o pai lhe deu outra tarefa: para cada dia em que se mantivesse calmo, agora deveria retirar um prego da cerca.
Mais um bom tempo se passou, e o menino, novamente, comemorou. Conseguira retirar todos os pregos, estava se controlando de verdade!
Uma última lição do pai, então: "Venha comigo, vamos ver a cerca. Veja que, mesmo tirando os pregos, ficaram os buracos. A cerca nunca mais será a mesma... As suas palavras ou gestos de raiva podem causar feridas, e estas feridas viram cicatrizes. Por isso é importante pensar bem antes de falar e agir".


Há pessoas que se reconhecem como nervosas ou "esquentadas". O curioso é que estas pessoas costumam achar que são assim mesmo, que os outros tem que aceitá-las e aprender a conviver com seu temperamento.

Há também pessoas que pensam ser calmas e comedidas, e não percebem quando o que falam ou fazem causa feridas ou deixa cicatrizes.

Todos nós estamos sujeitos a ferir, e todos nós temos nossas próprias feridas e marcas. O que fazer, então?


"Eu lhes dou este novo mandamento: Amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros." (João 13.34)

“Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.” (Efésios 5.29)

“Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês” (Efésios 5.31,32)


"Acima de tudo, amem sinceramente uns aos outros, pois o amor perdoa muitos pecados." (1 Pedro 4.8)

O amor de Deus em Cristo, com o remédio chamado perdão, cura nossas feridas e ajuda a conviver com as cicatrizes. Este amor supremo nos ajuda também a evitar novas feridas e cicatrizes na vida das pessoas que amamos, e a trabalhar pela cura daquelas que ainda acontecem.

Pastor Herivelton Regiani



17 comentários:

  1. Esta história explica de forma material o que ocorre quando ficamos irritados e ferimos os outros. A lição é que devemos pensar bem antes de falar e agir, porque as cicatrizes não se apagarão. Deus faz com que as feridas fiquem curadas e nos ajuda a conviver com as cicatrizes e com sua ajuda podemos evitar que aconteçam novas feridas.

    Cristian Lidorio e Gustavo Zorzi - Turma 202

    ResponderExcluir
  2. Mostra que deve-se pensar bem antes de fazer alguma coisa, pois depois pode ser complicado de consertar.

    Gabriel Luiz, Eduardo A. Doré
    Turma 103

    ResponderExcluir
  3. Que devemos pensar bem antes de tomar qualquer atitude.

    Felipe Bastos T: 103
    Yorhan T: 103

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que este texto explica que tudo que agente faz e consegue reparar nunca fica a mesma coisa que era antes, pois sempre fica uma marca ou uma lembrança! (Matheus Gomes e Gabriel Lloja 103)

    ResponderExcluir
  5. Entendemos que qualquer atitude que tomamos gera uma consequência, e ás vezes não são boas.E mesmo quando tentamos corrigir um erro sempre ficará marcas, na memória da pessoa.
    Nomes: Maria Isabel Machado e Thamires Moreira
    Turma: 103

    ResponderExcluir
  6. As vezes nós fazemos coisas e não pensamos que isso pode nos prejudicar um dia, mas como diz o próprio texto, o que nós fazemos sem pensar pode deixar marcas que demoram muito para ser reparadas e muitas vezes, o dano é irreparável.

    Fernando Ribeiro 103
    Lucas Mendes 103

    ResponderExcluir
  7. Devemos pensar antes de dizer e de tomar certas atitudes por que podemos acabar machucando pessoas importante. Deus nos da sabedoria para diferenciar o certo e o errado.

    Nome: Emily Gonçalves, Fernanda Mendonça e Natalie Zimermann
    Turma: 103

    ResponderExcluir
  8. Essa mensagem é muito interessante pois mostra que não basta agente parar de fazer as coisas erradas mas temos que pedir perdão por essas coisas.

    Matheus b e Vitor M T: 103

    ResponderExcluir
  9. Se você for falar algo que machuque as pessoas, não fale pense antes de agir!

    ResponderExcluir
  10. A mensagem mostra que temos que para de fazer coisas erradas e começar a pensar nos erros, tentando assim fazer o certo e pedir perdão.

    Rodrigo e Matheus Machado
    103

    ResponderExcluir
  11. esse texto mostra que devemos fazer coisas boas e parar de fazer coisas ruim para ter o amor de Deus
    ALISSON COSTA E GABRIEL LANNER

    ResponderExcluir
  12. Pense depois aja
    Felipe Meira, Gabriel Backhaus e Guilherme Bellé
    102

    ResponderExcluir
  13. Isso mostra o quanto é importante pensar antes de agir, para não ferir os sentimentos das pessoas. Brenda, Breno e Karolina 102

    ResponderExcluir
  14. pensar e cuidar muito bem o que vai fazer ou falar, porque uma vez que se fez ou falou, por mais que se volte atrás não tem como reparar totalmente o erro. Daniel 102

    ResponderExcluir
  15. Pensar antes de agir, facilita muito as coisas, tanto no dia a dia, quanto daqui a algum tempo, pois quando olhamos para trás, podemos ver que muitas vezes por agirmos sem pensar, acabamos magoando as pessoas, fazendo-as sentir-se inferior as demais, por nossas palavras ou ações. E por isso muitas vezes perdemos a amizade de muitas pessoas importantes, simplesmente por agir de maneira equivocada, em horas dificeis. É muito mais fácil evitar o erro hoje, do que tentar voltar atrás amanhã. (Ana e Augusto 303)

    ResponderExcluir
  16. Palavras ditas em momentos de raiva, em momentos de descontrole causam as pessoas que as escutam dor e tristeza, por mais que depois de algum tempo essa pessoa venha a perdoar, essa cicatriz sempre vai permanecer, e talvez isso cause algum afastamento entre ambas.... e não é isso que o Senhor quer para nós, ele pede que amemos uns aos outros da mesma forma que ele nos ama, para que cresçamos junto. Então antes de qualquer situação de descontrole seria bom que a gente pare por um instante e reflita sobre o poder que as palavras podem causar aos outros. ( Isabel, Julia e Natália - 303 )

    ResponderExcluir
  17. No dia-a-dia enfrentamos situações dificeis, as vezes não conseguimos aceitar opiniões ou criticas. A falta de paciência pode levar a brigas e discuções que nos fazem dizer coisas que pensamos, mas sem realmente analisar o efeito que essas palavras podem causar ao próximo.

    Bianca, Rafaela e Samanta

    ResponderExcluir