16/04/2013

A nossa integridade

A tecnologia tem mostrado não apenas a capacidade do ser humano no que diz respeito a inteligência, mas também a capacidade à perversão. O assassino dos taxistas foi encontrado graças às câmeras de vigilância; as imagens do atentado terrorista em Boston chegaram ao mundo inteiro devido às filmadoras; as fraudes em licitações públicas em prefeituras gaúchas foram deflagradas pelo eficiente artifício em grampear ligações telefônicas. São apenas três exemplos recentes expondo audível e visivelmente a maldade humana pela implacável tecnologia. É a máquina julgando o seu criador.

Mas, se as câmeras filmassem interruptamente as ações de cada um de nós? Se o gravador documentasse nossas conversas, todas elas? Em casa, fora de casa? E se a ciência conseguisse revelar os nossos pensamentos? Seria o fim de nossa integridade moral. Não precisamos matar taxistas, aterrorizar com bombas, nem roubar os cofres públicos e nos corromper. Mas, se queremos ser íntegros, então ao menos sejamos justos ao termo. "Integridade" é integralmente, completamente, cem por cento.

Bem antes dos inventos modernos, o salmista bíblico já adiantou: "Ó Senhor, de longe conheces todos os meus pensamentos. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer" (Salmo 139). Por isto o veredicto: "Todos se desviaram do caminho certo e são igualmente corruptos. Não há ninguém que faça o bem, não há nem mesmo uma só pessoa" (Salmo 14). O próprio Jesus declara: - Vocês ouviram: Não mate! Mas eu lhes digo: Aquele que odiar alguém já é assassino (Mateus 5). Diante desta integridade exigida por Deus, não é a tecnologia que poderá nos livrar de nossa corrupção, nem do juízo divino. Onde então encontrar uma saída? Naquele que diz: "Levem as coisas a sério e se arrependam. Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa" (Apocalipse 3).

Marcos Schmidt - pastor luterano
marsch@terra.com.br
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
18 de abril de 2013

20 comentários:

  1. A tecnologia esta presente no nosso dia dia,momentos para nos ajudar e em outros ate nos atrapalhar, pois perdemos nossa privacidade,é como o texto diz...daqui a pouco a ciencia sabera ate mesmo o que estamos pensando e quando esse dia chegar estaremos a merce da tecnologia.
    Nome:Marcia e Daiane
    Turma:303

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia é muito útil, para a segurança, acessibilidade, educação. Mas ela não pode ultrapassar os limites da privacidade, pois, como diz o texto acima, "e se a ciência conseguisse revelar nossos pensamentos?"
    Se queremos ser íntegros, devemos ser dignos, decentes, honestos, respeitosos com as pessoas a nossa volta.

    Bárbara Reis e Mariana Branco - 303

    ResponderExcluir
  3. uma das grandes virtudes da nova geração é a tecnologia e isso é realmente muito importante para nós. Mas temos que saber usá-las com sabedoria para não se perder e virar uma pessoa totalmente fora do mundo real. Bruno Lima

    ResponderExcluir
  4. Nós sabemos que estamos sendo filmados, e meesmo assim continuamos a fazer coisas erradas. Mesmo quem está nos observando é Deus, mas ele sempre teve o caminho da redenção divina.

    Nomes: Gabriel Maia e Matheus Rheinheimer

    Turma:303

    ResponderExcluir
  5. A tecnologia está cada vem mais se desenvolvendo e nós temos que aprender a desfrutar deste bem, pois ela pode nos trazer muito beneficios, mas também alguns maleficios.

    Nome: Edinei Mittmann 303

    ResponderExcluir
  6. O texto diz que estamos quase todo o tempo sendo vigiados, por cameras de segurança, e devemos cuidar os nossos atos. Isso tambem acontece com Deus, ele esta nos vigiando e julgando se estamos fazendo a coisa certa, se estamos sendo bons. Temos que pensar antes de fazer as coisas para nao cometer erros tanto na frente das cameras ou de Deus.
    Jéssica D. e Luiza Mendel -303

    ResponderExcluir
  7. A tecnologia serve para cumprir uma função, seja lá qual ela seja. Assim como qualquer coisa, a tecnologia tem duas faces: Uma ruim, e outra boa. Enquanto as tecnologias medicinais avançam a cada dia e previnem cada vez mais mortes, temos um tipo de tecnologia criado exatamente para matar, a tecnologia bélica ("de guerra"). É típico isso na natureza humana, o certo e o errado. O fato de que a tecnologia pode, um dia, revelar tudo o que um indivíduo pensa e tudo o que ele faz não muda também esse contexto. Muitas pessoas postam seus pensamentos e suas atitudes através de lugares como o YouTube e Facebook por vontade própria, e várias vezes pessoas são pegas em flagrante fazendo ações que não deveriam...

    O ponto é: Por quê a tecnologia acabaria com nossa integridade? Nós somos apenas íntegros quando temos momentos de privacidade, onde ninguém sabe o que fazemos, e podemos ser o quão perversos quisermos? Não faz muito sentido dizer isso, e todas as pessoas fazem o errado um bom número de vezes, talvez diariamente. O que realmente é o problema é a interpretação do público dessas ações.

    Alimento para o pensamento :)

    Alunos: Mateus Cavalersky e Pedro Dias Turma:201

    ResponderExcluir
  8. A tecnologia, em boa parte dos campos que se desenvolve, conforme evoluí, ainda nos traz mais benefícios do que tira, então isso que aconteceu com o taxista é um problema meio complicado de evitar, pois o assaltante encontrou um jeito de usar a favor dele, o que era usado contra ele. Mas apesar de tudo, as câmeras de segurança ainda ajudam a identificar mais ladrões do que a beneficiá-los.

    Gabriel Vargas e Giseli Thais - Turma: 201.

    ResponderExcluir
  9. Devemos nos lembrar que estamos sempre sendo vigiados ou por cameras ou por Deus devemos nos lembrar de sempre fazer a coisa certa sempre independente do que esta acontecendo.
    Thales Tederke-201

    ResponderExcluir
  10. Não importa se a tecnologia mostre ou nao o que fazemos, pois Jesus sempre estará nos olhando. vendo o que fazemos de certo como também o que fazemos de errado. Júlia Oliveira e Tayane Jardim. Turma 201.

    ResponderExcluir
  11. Lincoln Schreiber e Nathan Kischkel (turma 201)
    O ser humano, por mais justo que ele seja, a integridade é algo que ele não possui. Pois ninguém pode fazer absolutamente tudo na sua vida de forma correta, porque em algum momento da sua vida, irá fazer algo mal visto pela sociedade, e assim, se desviará do caminho certo. Como dito no Salmo 14: "Todos se desviaram do caminho certo e são igualmente corruptos. Não há ninguém que faça o bem, não há nem mesmo uma só pessoa".

    ResponderExcluir
  12. apesar de sermos observados pela tecnologia, não há tal que nos observe como Deus, o tempo todo ali para observar e guiar, a tecnologia apenas ajuda a julgar mas não a auxiliar.

    Nomes: Cristian Szupszynski & Alexey Fleck
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  13. Hoje em dia, estamos o tempo todo sendo vigiados por Deus e quase todo o tempo por câmeras de segurança ou algo do tipo. Devido a isso, nós deveríamos ter mais cuidados com as coisas que fazemos porque, as vezes, não tem nenhuma câmera nos vigiando, porém, Deus nos vigia 24 horas por dia e sabe tudo o que estamos fazendo ou até mesmo pensando. Leonardo S. e Matheus S. T: 301

    ResponderExcluir
  14. Temos hoje em dia, muita tecnoligia, estamos muitas vezes sendo vigiados, temos que ter cuidado e rever as atitudes, podemos não term uma câmera pra nos vigiar, mas Deus está sempre vendo oque fazemos, e por mais que sejamos responsáveis pelas nossas atitudes, Deus sabe oque fazemos de errado.

    Gabriel Montagna T: 202

    ResponderExcluir
  15. a sociedade só se matem porque escondemos nossos pensamentos e sentimentos.se todos soubessem o que os outros pensam todos seriamos inimigos.


    turma 203

    ResponderExcluir
  16. Como hoje em dia tem muita tecnologia, muitas vezes acabamos por deixar Deus de lado, e esquecemos o amor que ele tem por nós. A nossa tecnologia é o Senhor, é ele que nos vê dia e noite, e sabe quando estamos fazendo algo errado, pois ele conhece todas as coisas,e inclusive nossos pensamentos sendo maus ou bons, e os sentimentos que cada um tem em seu coração, Deus mesmo disse que todos nós somos pecadores, mas devemos buscar a Ele para conseguir a salvação.
    Lais Candiotto e Caroline Karpinski
    102

    ResponderExcluir
  17. A tecnologia hoje em dia tá deixando o jovem um pouco distante de Deus.Não devemos usar a tecnologia para ficar longe de Deus,pois quem tem Deus tem tudo.E também Deus está sempre olhando o que agente está fazendo.
    Nomes: Patrick Becker E Vitor Gabriel
    Turma: 102

    ResponderExcluir
  18. Acho que nossa integridade tanto social como humana no mundo é super importante, por isso se fossemos vigiados e seguidos por todo o tempo e durante toda a nossa vida nós a perderíamos, assim como perderíamos a nossa intimidade. O ser humano é capaz de saber o que fazer, e de discernir o que é certo e o que é errado, então cameras não são necessárias para filmarem nossa vida. E como disse no fim do texto, a bíblia já nos disse que devemos fazer o certo.
    Gustavo Scholmes Ribeiro e Amanda Lemos - Turma 104

    ResponderExcluir
  19. Ao mesmo tempo em que a tecnologia aproxima (de certa forma) as pessoas, auxilia na monitoração e segurança das cidades, entre outras coisas, ela também pode ser uma terrível inimiga. Digo isso porque, hoje em dia, grande parte das pessoas, principalmente os jovens, troca um momento de conversa ao ar livre, de descontração com os amigos, de leitura, de conversa com a família, por um dia na internet.
    A tecnologia também é responsável, de certa forma, é claro, por afastar os jovens de Deus. Muitas vezes passamos o dia conectados e acabamos esquecendo de orar e agradecer a Deus pelas coisas boas da nossa vida, pela nossa felicidade, pela nossa integridade, pela nossa saúde, pela nossa família e por todas as bençãos que ele nos dá.
    Acredito que a tecnologia deve ser utilizada para aproximar as pessoas não somente uma das outras, mas também do Senhor Deus.

    Andrey Zahner - 201.

    ResponderExcluir
  20. a tecnologia de hoje em dia esta deixando nós cada vez mais longe de Deus , e também com estas tecnologias as vezes cometemos pecados contra Deus mas ele esta nos cuidando de la de cima, ou seja esta nos filmando a todo momento, para saber se podemos ficar junto a ele.
    NOME:GABRIEL GAMPERT GAVA
    TURMA:102

    ResponderExcluir