15/05/2012

Minha riqueza não está em meus bolsos


Foto: Jason DeCrow - AP/G1
 Gac Filipaj, 52 anos, acaba de receber seu diploma de Artes Clássicas na Universidade Columbia, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos.

Seria apenas uma história como tantas outras, de gente que conseguiu estudar com um pouco mais de idade do que a média. Mas o detalhe é que Filipaj era também zelador da instituição, e menciona com alegria que alguns colegas ficavam assutados ao encontrá-lo limpando as salas após as aulas.

  "A riqueza está em mim, no meu coração e na minha mente, não nos meus bolsos", disse Filipaj, para explicar que não se sentiu em nenhum momento envergonhado por seu trabalho ou condição social.

Um belo exemplo, não é? E você? Sentiria vergonha no lugar deste homem? Alguma vez se sentiu envergonhado de sua origem, sua família, sua posição social?

O que você tem que vencer e o que tem que fazer para conseguir realizar seus sonhos? Onde encontra força de vontade para seguir em frente?

Onde está sua verdadeira riqueza? Nos bolsos? Ou em algum lugar e Alguém bem maior?

A Bíblia diz em I Crônicas 29.12: Ó Senhor Deus, toda a riqueza e prosperidade vêm de ti; tu governas todas as coisas com o teu poder e a tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa.

17 comentários:

  1. as pessoas não dão valor uma as outras só por que elas têm menos condições que as outras, e todas ficaram assustadts pois viam o aluno limpando as salas depois da classe, isso é uma vergonha pois ele é uma pessoa normal como qualquer outra.

    ResponderExcluir
  2. Ágata Gabriana da Silva Pacini16 de mai. de 2012, 08:39:00

    O texto nos remete aos verdadeiros valores da vida, os valores não que a sociedade impõe, mas aqueles que estão dentro de nós, a sociedade impõem que a felicidade está nos bens materiais o que na verdade está errado pois os bens materias te proporcionam uma felicidade momentanea.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Guilherme Colares - 202

    Gac Filipaj, um homem nobre e de bom coração, certo afirmar que ele teve uma atitude correta? Sim, pois após pegar seu diploma em Artes Clássicas não mudou seu jeito de viver e de lidar com as coisas, exemplo foi encontra-lo limpando a sala de aula pós aula. Filipaj afirmou que a riqueza está dentro dele e irá continuar assim até o fim da sua vida.
    Acho correto a forma dele lidar com as coisas, muitas pessoas poderiam ser assim, mas o mundo não é como a gente quer.

    ResponderExcluir
  4. Não devemos ter vergonha das nossas origens, do que somos e do que temos, a sociedade sempre nos julgará, não importa o que façamos.
    Marcelle A. R. 202

    ResponderExcluir
  5. Nós não devemos ter vergonha do que somos,devemos fazer o que nós gostamos e não algo que não gostamos apenas para não passar vergonha.

    ResponderExcluir
  6. A riqueza está nas pessoas, nos seus corações e nas suas mentes, não nas contas bancárias. As pessoas acham que irão ser mais prestigiadas por terem mais bens materiais que as outras mas algumas não sabem o real significado da felicidade ou da família. Mariana 202

    ResponderExcluir
  7. Este é um belo exemplo de superação das dificuldades da vida, por causa da perseverança deste homem, que não se envergonhou de ter um emprego de pouco prestígio da sociedade. Devemos seguir o seu exemplo e confiar em Deus que concede a maior riqueza que pode existir: a salvação em Jesus.

    ResponderExcluir
  8. muitas pessoas não percebem as verdadeiras riquezas da vida que não estão nos bens materiais e sim na familia, nos amigos e em fazer tudo que gosta.

    ResponderExcluir
  9. Esse texto nos faz pensar sobre o que realmente importa, tem muita gente q faz e diz coisas que nao quer apenas para esconder suas origens ou o que faz, esse Gac Filipaj é um bom exemplo da forma q as pessoas deveriam pensar.

    ResponderExcluir
  10. LAURA PONS, EDINEI, NORMA 20328 de mai. de 2012, 11:40:00

    UMA FORMA DE AMAR E RESPEITAR O PRÓXIMO, MUITAS PESSOAS TEM VERGONHA DA ONDE VEM E COMO VEM, MAIS NA VERDADE DEVEMOS ACREDITAR QUE ISSO NÃO IMPORTA, O QUE IMPORTA E QUEM NÓS SEREMOS NO FUTURO

    ResponderExcluir
  11. Em varias questoes a filosofia e a religiao "caminham" juntas como este artigo ele cita um exemplo de um homem que nao se importou nem se invergonhou de sua posiçao social.
    Nos somos bombardiados com tantas propagandas e mensagens subliminares nos programas de tv que acabamos tendo a ideia de que precizamos de bens materiais ou de dinheiro para sermos felizes.

    ResponderExcluir
  12. Muitas vezes nos temos vergonha da nossa familia por fazer piadas na frente dos nossos amigos, mas nos temos que aprender que nossa familia é nossa maior riqueza, que dinheiro e classe social não importam, nossa riqueza está no amor. Anne Marie e Gabriela Barbosa, 203.

    ResponderExcluir
  13. Luiza Mendel e Vitória Oliveira28 de mai. de 2012, 11:57:00

    A verdadeira riqueza está em adquirir conhecimento do mundo e de si próprio, respeitando as diferenças alheias assim como as suas próprias diferenças.
    independente de ser jovem ou velho o homem nao tem fronteiras, se o que ele deseja é justo e bom para si e para os que estao em sua volta.

    ResponderExcluir
  14. É sendo humilde que conseguimos nos desprender da simples aparência e do preconceito, o que realmente importa é o nosso interior, o que temos a oferecer de melhor que há em nós.
    A Frase: “A riqueza está em mim, no meu coração e na minha mente, não nos meus bolsos”, quer dizer que não importa o que eu represento e sim o que sou realmente.

    Bárbara, Jéssica e Fabian
    Turma:203

    ResponderExcluir
  15. Muitas vezes, as pessoas te julgam pelo que tu és, pelo que tu tens, pela tua aparência. Hoje em dia, as pessoas não se importam mais com o que tu tem por dentro, pelos teus sentimentos, pelo teu caráter, mas sim o que tu tens pra oferecer, pelo que tu tem no bolso.
    A FELICIDADE NÃO ESTÁ NOS BOLSOS, MAS SIM, NAS TUAS ATITUDES.

    Júlia C. e Mariana C.
    103

    ResponderExcluir
  16. indepedente de sua origem , da idade , de quem você é , as pessoas tem que lutar pelo que querem na vida.Temos que ter objetivos , sonhos e ir atras deles , muitas vezes as pessoas te julgam pela sua aparencia e pelo o que tu faz na vida mas não temos que dar importacia para o que as pessoas dizem.
    Bruno e pedro
    301

    ResponderExcluir
  17. A riqueza vem de nós mesmo, não do que temos, do que usamos, ela vem de dentro. Quem tem bom caráter nunca vai ter vergonha de onde veio, do que usa, e sim se orgulhar das coisas boas que faz e de quem o ajudou a fazer.
    Douglas Martins. 301

    ResponderExcluir