23/05/2012

O Êxodo Decodificado

Documentário que mostra a busca por evidências arqueológicas e científicas sobre a história narrada na Bíblia.

Teriam as 10 pragas e a divisão do "Mar Vermelho" ocorrido por meios naturais? Deus teria manipulado a natureza para favorecer a libertação do seu povo? Quem era o Faraó na época de Moisés, que endureceu o coração e se viu lutando contra o próprio Deus?

Estamos assistindo partes do vídeo em sala de aula, não para adotá-lo como verdade, mas para aprofundarmos a discussão. Confira abaixo, vale a pena:


Detalhe: há alguns erros na digitação das legendas, mas nada comprometedor...(não fomos nós que postamos o vídeo no youtube)
Trabalho de Ensino Religioso para o pessoal do 1º ano: resumo até a parte 6.

6 comentários:

  1. Este assunto é interessante pois contradiz a bíblia PABLO SARMENTO E IVAN WEBER T203

    ResponderExcluir
  2. Achamos interessante ouvir o lado científico do Exodo, afinal ciência e religião nunca andaram de bem uma com a outra, particularmente preferimos ciência pois é a arte do real, podemos acreditar que quem criou a ciência foi a religião pois sem Deus nada existiria, mas eu não creio muito nisso, creio que o Exodo é só outra história religiosa sobre como o mar se abriu para o povo de Deus passar enquanto os outros seres vivos que não adoravam Deus morreram afogados ali mesmo, engolidos por um mar que se abriu pela vontade Dele.

    Alunos: Fabian, Jéssica e Bárbara
    Turma: 203

    ResponderExcluir
  3. Nós gostamos de ter assistido porque mostra que a ciência tem uma explicação para todos os fenômenos que aconteceram no Exodo, mas gostamos principalmente porque vai dá crença de cada um. O documentário mostrou teorias para o acontecido, ele não disse em nenhum momento que a Bíblia estava errada. Ele nos deixou tirar nossas próprias conclusões sobre o assunto.
    Nomes: Maria Isabel Machado e Thamires Moreira
    Turma:103

    ResponderExcluir
  4. O documentário é interessante porque ele cita os acontecimentos do Êxodo mas não contradiz o que a Bíblia crê!
    Júlia Kaiber e Rafaela Hartmann - 103

    ResponderExcluir
  5. Essa história é muito legal, você aprende sobre a história do Êxodo e muitas outras coisas do passado.
    Nomes: Eduardo Araújo e Leonardo Mattei
    Turma: 103

    ResponderExcluir
  6. Nós achamos muito legal, porque existem várias maneiras de interpretar tudo e é muito interessante ver o ponto de vista dos outros, mesmo não concordando!!
    Nomes: André Ferreira, Felipe Machado e Shaury Quevedo

    ResponderExcluir