12/07/2012

Solução do primeiro enigma

O primeiro enigma da Gincana do CCR era:

Eu preciso do material adequado, vindo do lugar de origem! Afinal, sou um dos “filhos do trovão” (foi assim que meu mestre nos chamou). Meu irmão pode não ter deixado muita coisa escrita, mas eu, mesmo velhinho, não parei. Cheguei a escrever para sete cidades de uma vez! Aliás, é da terceira que vem o que eu preciso agora.
Quem sou eu e do que estou precisando?
 
Veja agora o caminho para a resposta:
 
- "sou um dos filhos do trovão (foi assim que meu mestre nos chamou)": Os apóstolos Tiago e João foram chamados por Jesus de "filhos do trovão"
- "meu irmão pode não ter deixado muita coisa escrita, mas eu, mesmo velhinho, não parei": O apóstolo João foi quem escreveu bastante: Um evangelho, três epístolas e o livro de Apocalipse, escritos no final da sua vida.
- "Cheguei a escrever para sete cidades de uma vez! Aliás, é da terceira que vem o que eu preciso agora." : Apocalipse foi escrito para sete igrejas, de sete cidades diferentes, e a terceira delas citada no livro é Pérgamo. Em Pérgamo surgiu o material que era muito usado para escrever na antiguidade: o pergaminho.
Assim, o material que o escritor João precisava, original de Pérgamo, era: Pergaminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário