26/02/2013

Desculpa


A palavra “Desculpa” tem sofrido uma variação interessante em seu uso e sentido em determinadas ocasiões.

Por exemplo, ao emitir uma opinião. Alguém diz “olha, me desculpe, mas eu vou dizer o que penso”. Só que, em princípio, não existe erro em emitir opinião pessoal e ser sincero. Por isso, se vamos falar com propriedade e conteúdo, não deveria haver motivo para pedirmos desculpa.

Por outro lado, quando um erro efetivamente acontece a palavra ganha acompanhantes, especialmente o “talvez”, o “se” e o “mas”. Por exemplo: “Tudo bem, talvez eu tenha errado, me desculpa, mas…” “Se eu errei, me desculpa, mas…”. Só que, em muitas destas situações, percebe-se ausência de arrependimento verdadeiro e, em seu lugar, uma justificativa ou tentativa de minimizar o erro cometido.

O Rei Davi, no Salmo 51, foi direto ao ponto. E colocou a desculpa no lugar apropriado: o momento em que reconhecemos um erro e queremos pedir perdão. Ele tinha caído em grave pecado contra Deus e foi repreendido pelo profeta Natã. Então, arrependido, escreveu este Salmo de reconhecimento de seu pecado e de pedido sincero de desculpas diante de Deus.

O salmista nos auxilia a não termos medo de nos desculpar. Além disso, seu pedido também pode ser o nosso: cria em mim um novo coração. É para isso que a Lei de Deus nos conduz ao pedirmos desculpa: o anúncio evangélico do perdão e o novo coração que só Jesus Cristo pode dar.

Desta forma, podemos também desculpar e pedir desculpas ao nosso semelhante em nossa vida diária, sem medo de utilizar as palavras em seu sentido apropriado: arrependimento, desculpa. Fé. Perdão. Amor. Vida!

Pastor Lucas André Albrecht



4 comentários:

  1. Devemos pedir desculpas somente quando realmente tivermos arrependidos e sem intenção de errar com a pessoa de novo.
    Quando pedimos desculpas tem que ser sincero.
    Júlia Oliveira e Tayane Jardim. Turma 201.

    ResponderExcluir
  2. Desculpas se tornou uma palavra banalizada. Nunca é usada com sinceridade e, em momentos em que precisa ser utilizada, isso não acontece. É preciso reconhecer os erros cometidos, se arrepender e pedir perdão à Deus e à quem ofendemos ou magoamos. Quando vem de dentro, não existe mais culpa, apenas bons sentimentos.

    Anelise e Julia, 301

    ResponderExcluir
  3. Desculpa.
    Se tornou uma palavra tão fácil de ser dita, e pronto, você acha que já está livre de toda a culpa, dos erros que cometeu.
    Mas não é tão fácil assim, na vida você não pode só errar e simplesmente pedir desculpa, tem que reconhecer seus erros e tentar corrigi-los, aprender com eles.
    Pense nisso, e quando pronunciar essa palavra novamente, diga com ela todo o seu arrependimento, sua real importância da pessoa desculpar você!

    Audrey e Giuliana T:101

    ResponderExcluir
  4. devemos pedir desculpa quando fizemos algo errado e não devemos ter medo de pedir.O importante é que assumimos nossos erros e outra pessoa não pague por nosso erro, pois Deus esta cuidando de quem esta certo e errado.
    NOME:GABRIEL GAVA
    TURMA:102

    ResponderExcluir