09/05/2013

R2

Você está em mais uma daquelas semanas em que não sabe de onde vai tirar tempo e forças para cumprir tudo o que precisa fazer. Num raro momento de pausa e conversa, comenta: “Puxa, essa minha semana está uma loucura. Estou tão cansado!...”

Possíveis reações do interlocutor ao seu comentário:

R1) “Ih, a minha também, você nem sabe! Ontem tive que fazer (isso, isso e aquilo), amanhã já tenho (aquilo, aquilo e aquilo outro) e na semana que vem, olha, a coisa vai ser pegada e...”

R2) ‘Puxa, deve estar sendo pesada mesmo. Como você está lidando com isso?”

Qual delas lhe dá um novo ânimo, um sentimento de alento e amparo? Com qual delas você pensa: “Puxa, alguém que me compreendeu. Obrigado, amigo! Nem precisa me dizer uma frase de motivação. O fato de você ouvir, se importar e se interessar já valeu muito!” ?

O tipo R1 é mais comum que gostaríamos. Não só da parte dos outros, mas também de nós mesmos. Tanta gente falando e tão pouca gente escutando...o resultado são tentativas de encontrar brechas para extravasar um pouco da nossa dor de ser. Alias, as vezes parece que este é um dos fascínios das redes sociais como Facebook. Ao menos por um instante temos a ilusão ou impressão de que muitas pessoas vão ler/ouvir o que temos para falar.

A postura R1 não é incomum também em nossa relação com Deus. Mal temos tempo para ouvir o que Ele tem a dizer em Sua Palavra e já saimos falando de nós mesmos. Reclamação, queixa, projetos, planos,... esperando que Ele ouça tudo e, se possível, responda conforme já sabemos de antemão. Não que Deus não queira nos ouvir falar. Mas faz muito bem para o nosso coração tirar um tempo para ouvir. Receber. Entender. E então reagir.

Na verdade, não será mais meramente reagir. O R de reação vira R de Resposta. Intencional, motivada pelo amor de Deus, por meio da fé. Por termos um Pai do tipo R2 – ouvinte, paciente, amoroso, carinhoso – somos estimulados à mesma postura. Não apenas reagir, mas responder. Pró-agir, como diz uma antiga palavra da moda. O bem que isto fará ao nosso próximo é incalculável. E não precisamos nos assustar se fizer um grande bem a nós mesmos também.

Ah, e se você tem ou encontrou amigos R2, segure-o com as duas mãos. Eles não são artigo comum.

Pastor Lucas Albrecht
Capelão Geral da ULBRA

26 comentários:

  1. O texto diz que não estamos nos relacionando de verdade com as pessoas: nao conversamos de verdade, nao rimos, apenas as usamos como um botão de escape quando nos estressamos. E que isso também seria agora nossa relação com Deus. Precisamos voltar a conviver com as pessoas e parar de deixá-las em segundo plano.
    Jéssica D. e Luiza M. - 303

    ResponderExcluir
  2. não são todas as pessoas que se relacionam com as outras apenas com o intuito de ser feliz e sim algumas se relacionam apenas pelo interesse de se dar bem.

    ResponderExcluir
  3. Este post nós faz pensar, que as vezes não escutamos nem nosso próprio coração, e estamos esquecendo de escutar aos outros também. Nos esquecendo de nós mesmo e do próprio, por causa de nossos cansaços. Deviamos sempre lembrar que o cansaço vai passar, mas que um desabafo e uma conversa com Deus, não custa nada e que pode ser até melhor pra nós. Por isso deviamos ouvir e conversar mais com os outros, e escutar e desabafar com Deus que sempre nos mostrara o caminho certo.
    Caroline Lima e Laura Pons Turma 303

    ResponderExcluir
  4. Mesmo que seja difícil encontrar um amigo com a R2 de padrão podemos sempre contar com Jesus para ajudar a guiar o nosso caminho.

    Nomes: Gabriel Maia e Matheus Rheinheimer

    Turma: 303

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia há poucas pessoas R2 porém não são difíceis de se reconhecer e achar.


    Nomes: Cristian Szupszynski & Alexey Fleck
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  6. Como cantava o falecido Chorão: "Alguém te perguntou como é que foi seu dia? Uma palavra amiga, uma noticia boa isso faz falta no dia a dia a gente nunca sabe quem são essas pessoas..." precisamos desta pessoa que ao menos pergunte e se interesse pelo seu bem estar e que ao menos ouça seus problemas e com isso podemos contar com Deus, ele é a resposta para todas as perguntas e seu refúgio, seu melhor amigo...
    Gabriela Stadtlober e Victória Almeida - 201

    ResponderExcluir
  7. Podemos estar com problemas e cheios de tarefas, mas se encontrarmos alguém que tenha R2,o fato dela se importar e escutar o que temos a dizer ja é uma coisa muito boa, pois podemos desabafar. Júlia Oliveira e Tayane Jardim. Turma 201.

    ResponderExcluir
  8. Huysla e Sofia, 201.
    Às vezes tudo que precisamos é um ombro amigo que nos escute, pois temos a necessidade de desabafar. E isso pode ser muito. Mas nossos amigos também precisam ser ouvidos e terem palavras de carinho, por isso devemos escuta-los também. Retribuir o que nos deram, assim como Deus, devemos conversar com Ele e entender que para nós, Ele sempre fará o melhor.

    ResponderExcluir
  9. Provavelmente a maioria das pessoas realmente se confortaria com a R2 mesmo, pois ela dependendo da resposta, ela faz nós pensarmos que não somos os únicos com muito trabalho nas costas, e muitos compromissos durante a semana, mas a R1 é útil também, pois algumas pessoas podem nos entender e nos confortar.

    Gabriel Vargas e Giseli Thais - Turma: 201.

    ResponderExcluir
  10. É dificil encontrarmos amigos do tipo R2, é raro mas encontramos. Muitas vezes precisamos de amigos assim, que nos ouça, e eles também precisam ser ouvidos, retribuindo o que nos deram.
    Julia Domingues e Nathalia Louise, 201

    ResponderExcluir
  11. Hoje em dia, a maioria das pessoas são do tipo R1, pois nem esperam a outra pessoa terminar de falar e ja começam a falar e reclamar sobre sua própria vida, sem nem ao menos ter prestado atenção no que o outro tinha dito primeiro. Temos que tentar ser do tipo R2, esquecer de nossos problemas por instantes e agir de forma que conforte o outro.
    Gabriela Drebes e Mateus Machado, 301.

    ResponderExcluir
  12. Hoje em dia é difícil encontrarmos amigos do tipo R2, pois quase ninguém mais esquece de seus problemas para poder escutar os dos outros e ao menos tentar confortar o amigo. Em vez disso, acabam começando a contar de seus problemas também e nenhum dos dois acaba achando uma solução e os dois vão embora mais estressados ainda. Leonardo S. e Matheus S. T: 301

    ResponderExcluir
  13. Estamos sempre falando e nunca ouvindo o próximo, não nos importamos muito com o que o outro tem a dizer desde que ele ouça a nossa história e, nos dias de hoje, é raro encontrar pessoas bondosas e altruístas o suficiente para nos dar a devida atenção e nos ouvir. E Jesus é esse tipo R2 de amigo, ele se importa e ouve todas as suas frustrações ou vitórias mesmo que você não se importe em ouvir as dele. Ele é paciente e bondoso, e se cada um de nós se esforçasse para se parecer um pouco mais com Jesus, muitos dos nossos problemas seriam facilmente resolvidos.

    Éllen Giacchin e Fabiane Spessatto - T:301

    ResponderExcluir
  14. O texto nos faz refletir não somente sobre as pessoas ao nosso redor, e sim sobre nós mesmos. Quando uma pessoa passa pelo mesmo problema que nós, temos a R1 ou a R2? Conseguimos ouvir e compreender a pessoa sem ter a necessidade de também expor nossos problemas a ela? Para ser ouvido, é preciso ouvir e entender, pois quem muito abre seu coração está perto de receber um coração aberto.

    Karolina e Gabriela - 202

    ResponderExcluir
  15. Às vezes queremos apenas alguém que nos escute ou que nos ajude com respostas, e sao raríssimas as pessoas que realmente ouvem e se importam com os problemas dos outros, afinal, eles ja tem os próprios problemas para resolver. Com Deus é a mesma coisa, queremos que ele nos ouça e que nos traga respostas rapidas e soluções para estes problemas, é claro que Deus nos escuta, mas porque nos não paramos para escutar o que ele nos diz pela bíblia e pelos pregamentos de pastores ou cristãos? Reflitam...
    Aléxia e Mariana 202

    ResponderExcluir
  16. Existem vezes que a gente quer falar com os outros, contar os nossos problemas e desabafar. Mas ao invés de receber amparo e auxílio acabamos tendo que ouvir os problemas dos outros e por muitas vezes, nos estressando mais ainda. O que realmente precisamos é de alguém que nos ouça e se preocupe com a gente, pelo os problemas que enfrentamos no dia-a-dia, para ter uma ajuda, seja de amigos ou familiares. Por muitas vezes temos essa ajuda e não damos valor, que é o que acontece com Deus, queremos a ajuda dele, mas queremos na hora, a gente quer que ele "faça" por nós, ao invés, de tentar melhorar. Acabamos por lembrar de Deus só nos momentos que realmente precisamos e depois esquecê-lo.
    Laura e Talia 203

    ResponderExcluir
  17. Amigos como o tipo R2 são raros, e os que mais devemos preservar. É aquela pessoa que vai te orientar, te dar carinho e ouvir o que tu tiveres a dizer sem esperar algo em troca. O primeiro tipo citado nesse texto é comum, são pessoas que não tem muito a dizer e preocupam-se apenas com si mesmas, falta Deus na vida delas, falta ensinamentos de que não devemos apenas preocuparmos com nós mesmos, deixar o Individulismos de lado e vivermos todos juntos.
    Molina e Helen Gonçalves
    203

    ResponderExcluir
  18. É triste pensar que muitas vezes sou mais como R1.É meio que automático a reação de responder as queixas com mais queixas. Será que a vida é mesmo tão sufocadora assim, ou será que sou eu quem não se organiza direito por um cotidiano mais leve?
    E também tendemos a enxergar só o lado estressante dos nossos dias, quando deveríamos agradecer mais pelo fato de estarmos vivos e com saúde para "sofrer" e lidar com as exigências e cobranças, que são normais na vida de qualquer um.
    E se a quem dirigimos essas queixas ajudasse nos dando outra percepção do assunto, como um desabafo seguido de um consolo, um sentimento de apoio, que você pode contar sempre com sua ajuda? Deus é assim, Nele sempre se confia. Vamos seguir o exemplo Dele e ser menos egoístas.

    Vitória Oliveira de Souza - 303

    ResponderExcluir
  19. Amigos do tipo R2 realmente são raros, pois a tendência é que respondamos com algo tão ruim quanto. Porém quando recebemos ouvidos, ou um simples comentário do tipo R2, nos consolamos com algo tão simples e que nem imaginaríamos que nos faria tão bem. Mas esperar por atitudes assim não é o melhor que temos que fazer, agir assim com o próximo, contagiando e servindo de exemplos quem vive a nossa volta traria muitos resultados para vida de todos.
    Pietra, Juliana e Maria Eduarda - 102

    ResponderExcluir
  20. Muitas vezes observamos muita gente abatida, cansada e até mesmo desmotivada. Reclama de absolutamente tudo e não tem o poder de percepção suficiente, para concluir que existem pessoas que estão muito pior, estão totalmente abatidas na sociedade. É aí que percebemos como temos que ser gratos à Deus, por tudo que ele nós deu e continua dando. A Palavra de Deus tem como um de seus objetivos levar amparo as pessoas, ajuda-las a ver como a vida é curta e que temos que aproveitar o máximo de tempo com as pessoas que nós amamos.
    Leonardo Voigt Ebling e Natália Flor - 103

    ResponderExcluir
  21. Temos que agradecer a Deus por tudo que ele fez por nós. Pararmos de reclamar e enxergarmos que tudo tem uma saída, e que existem situações piores as vezes, e sabemos que o tempo aqui é curto. Entendermos que a palavra de Deus consola, ampara... e que devemos usá-la.

    Arthur e Rafaela
    Turma:103

    ResponderExcluir
  22. Na correria do dia a dia esquecemos de olhar para o lado, ter uma atitude de gentileza e esquecer dos nossos problemas, parar de pensar só no nosso umbigo, todas as pessoas tem problemas, compromissos, as vezes só esperamos um momento de descontração, uma conversa leve... a percepção das pessoas em relação ao próximo está cada vez menor, analisar e se colocar no lugar do outro!
    Ágata Pacini e Rafael Alloy, 302.

    ResponderExcluir
  23. No mundo atual, as pessoas estão cada vez mais egoístas e individualistas e por isso só pensamos nos nossos problemas e na nossa vida, porém queremos que as pessoas se importem conosco, e isso acaba resultando em problemas para ambas as partes. Devemos ouvir e aconselhar uns aos outros para reduzirmos as nossas pesadas cargas.

    Cristian Lidorio e Gustavo Zorzi - 302

    ResponderExcluir
  24. Hoje em dia o R1 é o mais usado e o R2 não costuma ser utilizado pois a maioria dos amigos não se interessam nisso e se tornam ignorantes por parte disso,deveríamos ser mais educados no dia dia e sermos mais gentis uns com os outros pois podíamos estar no lugar de uma pessoa pobre e devemos dar valor as nossas coisas,amigos e familiares.

    ResponderExcluir
  25. devemos nos lembrar de Deus um pouco também e esquecer um pouco todos nossas besteiras que vimos em nosso redor, ou seja, a preguiça não nos leva a nada.Temos também que segurar todos aqueles amigos R2 para eles seguirem esse caminho
    NOME:GABRIEL GAMPERT GAVA
    TURMA:102

    ResponderExcluir