15/05/2013

O perdão é a casa da liberdade


de Israel Belo de Azevedo, em Prazer da Palavra

Nós somos capazes de atitudes autodestrutivas
Nós as temos por acharmos que elas não nos destroem.
Nós somos capazes de produzir, guardar, acumular, sedimentar mágoas contra uma pessoa.
Este processo leva anos e, a cada dia, morde os nossos músculos, carcome os nossos corações e estiola as nossas almas.
O ódio entrou um dia lábios adentro, aninhou-se no nosso estômago e nós o alimentamos todos os dias. A palavra que nos feriu (mesmo que o nosso desafeto sequer tenha consciência que a proferiu) turbina a nossa memória e produz até lembranças de fatos que nunca existiram.
Queremos que a verdade, no caso a nossa verdade, venha à tona e mostre a nossa correção e a nossa bondade.
Então, a cada dia sorrimos menos.
A cada dia vivemos menos.
A cada dia abraçamos menos.
A cada dia são menores as chances de reconciliação.

Achamos que estamos vivendo, mas estamos morrendo.
Viver demanda coragem.
Coragem de perdoar.
Perdoar demanda coragem.
Coragem de perder.
Perdoar é perder para viver.
A morte mora na mágoa. A vida pulsa no perdão, a casa da liberdade.


10 comentários:

  1. O perdão une as pessoas, devemos perdoar nosso próximo, assim, nos sentiremos, livres, sem mágoas e felizes.
    O perdão é essencial em nossas vidas, sem ele, acabamos tendo uma vida sem graça e amargurada pois sempre há essa mágoa no coração.

    Renata de Conto e Yasmin Nunes - Turma 104

    ResponderExcluir
  2. Para podermos conviver em harmonia com todos ao nosso redor precisamos ter respeito, respeitar a opiniao de cada um, saber o que se passa na vida de cada um, nao apenas julgar ou tirar conclusoes preciptadas, e sim tentar entender o problema ou até mesmo nao dar nenhuma opiniao, o perdao une as pessoas e alegra todos a nossa volta, porque todos gostam de ser perdoados!! (Amanda Lemos e Gustavo Ribeiro, 104).

    ResponderExcluir
  3. Ele nos dá o perdão, pra que temer? Ele morreu na cruz pelos nossos pecados para que fossemos livres do pecado. Perdoar e ser perdoado. Perdoar não é esquecer, é lembrar sem ressentimento.
    "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nos temos perdoado nosso devedores." Mateus 6:12

    (Emanuelle Fick Bohm- turma 104)

    ResponderExcluir
  4. O perdão é uma atitude sensata. Guardar mágoas fere, pois alimentamos um ódio por uma pessoa que muitas vezes é nossa amiga. Perdoar eleva o ser humano. Cristo nos deu o perdão morrendo por nós, então qual a razão para não termos compaixão pelo o próximo. É compreensível que muitas não queiramos perdoar, mas é melhor sentir-se bem consigo mesmo do que ficar com a consciência suja.

    Nomes: Felipe Dietrich Bratkowski e João Ricardo Würch
    302

    ResponderExcluir
  5. Guardas magoas não é algo que vá somar coisas boas em sua vida, apenas irá desenvolver um certo ódio, que você irá guardar dentro de si mesmo, o que não é bom. Perdoar é algo necessário em nossas vidas, pois só assim conseguiremos viver em paz e harmonia com nós mesmos e com os o outros

    Alexandre e Nícolas - 302

    ResponderExcluir
  6. O perdão é essencial para a boa convivência entre as pessoas, pois se levamos o rancor de coisas que aconteceram no passado somente teremos prejuízo para a nossa vida. É preciso saber perdoar, pois todas as pessoas cometem erros e não devemos julgá-las e condená-las, por que poderia ser nós no lugar delas e também nós nos arrependeríamos e esperaríamos o seu perdão.

    Cristian Lidorio e Gustavo Zorzi - 302

    ResponderExcluir
  7. Devemos aprender a perdoar uns aos outros assim nos tornamos pessoas melhores,sendo bondosos uns com os outros e não viver com ódio no coração, as mágoas podem ser revertidas, se pensarmos positivamente e vivermos com deus no coração podemos viver em paz.

    ResponderExcluir
  8. não devemos guardar mágoas para nós sobre algo que deu errado, mas devemos perdoar a quem nos fez esse mal,e também não fazer com os outros.Esses sentimentos bons nos levam a ter um futuro muito melhor.

    NOME:GABRIEL GAMPERT GAVA TURMA:102

    ResponderExcluir
  9. Perdoar é uma das coisas mais difíceis que o ser humano pode fazer. Porém, o perdão lava a alma e nos liberta. Não devemos guardar mágoas a quem nos fez mal, do mesmo jeito que Deus não guarda de nós, e nos perdoa de todo o mal que fazemos.

    ResponderExcluir