14/03/2012

O homem que disse não

Uma foto antiga chamou a atenção nas redes sociais e blogs recentemente.
Enquanto dezenas de pessoas fazem o cumprimento nazista a Hitler, um homem permanece de braços cruzados. O nome dele é August Landmesser, e a foto é de 1936.


Às vezes a coisa mais difícil, corajosa e necessária a fazer é dizer não:
-Não ao que todo mundo está fazendo.
- Não ao que tentam nos convencer que é certo e sabemos que vai contra a vontade de Deus.
- Não para quem precisa aprender, mesmo que seja a duras penas, a assumir a responsabilidade pelos seus atos.
- Não aos filhos, não aos amigos, não a pessoas que amamos. Por amor a nós e a eles...

Pode ser difícil, gerar incompreensão e até represálias, mas vale a pena quando a gente sabe o que é correto.

Salmo 1: "Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!"

Deus nos diz sim e não na hora certa:
- Disse sim e assumiu para si o desfio de nos salvar e trazer de volta a vida através de Jesus.
- Às vezes diz não. Mas o não de Deus a pedidos nossos muitas vezes é o sim para coisas muito melhores que reservou para nós.
- O não de Deus quer dizer "SIM, eu amo você"!
Leia mais sobre a história de Landmesser na página do jornal "O Globo"

16 comentários:

  1. Não porque todos fazem algo que temos que fazer juntos, cada um tem a sua crenças. August Landmesser, fez o que ele não achou certo venerar um homem que só fez maldade. Deus está sobre todas as coisas desse mundo e não devemos venerar aquilo que não conceituamos como o certo.

    Valeska Bueno 201

    ResponderExcluir
  2. "Às vezes, mesmo que seja dificil, devemos seguir nossos próprios princípios, não se baseando no que dizem os outros". Mateus M e Matheus Felipe

    ResponderExcluir
  3. A coragem esta entre as virtudes do ser humano. Porém não é tão fácil de ser praticada. E dentre muitas pessoas que dizem ou pensam o contrário de você, nós acabamos sentindo vergonha de nos expressar. E a coragem acaba ficando de lado.

    Igor Trindade Francesquetto

    ResponderExcluir
  4. Eu achei muito interessante essa postagem porque as vezes realmente é necessário nós dizermos não a certas coisas e também a algumas pessoas, e nós não devemos ter medo de dizer não. Leonardo Santos

    ResponderExcluir
  5. As vezes é muito difícil nós dizermos não a certas coisas que no momento nós estamos a fim de fazer, mas é preciso por a mão na consciência e pensarmos uma segunda vez e no que é melhor pra gente. Matheus Schmidt 201

    ResponderExcluir
  6. dizer nao as vezes é presciso e no caso dessa reportagem o homem fez algo certo...

    ResponderExcluir
  7. o homem que disse nao a uma ideia de fascismo e sem amor ao proximo so por vingança no caso da alemanha ele foi um dos muitos alemaes que nao gostavam de hitler.. ADRIANO FRAGA

    ResponderExcluir
  8. August Landmesser mostrou que,por mais que sejam dificeis as circuntancias(neste caso,uma ditadura), precisamos dizer não ao que esta errado, ao que julgamos ir contra os mandamentos de Deus.
    Precisamos dizer não para as pessoas que amamos quando vemos que o que ela quer não esta certo.
    Muitas vezes um simples não pode prevenir uma consequencia com a qual ira prejudicar, talvez não só a pessoa mas também os que estão a sua volta.
    Francielly - 201

    ResponderExcluir
  9. o sim é sempre o mais facil de falar, concordar e ficar queto ao erro dos outros é sempre mais comodo. Mas temos que aprender a dizer não para os erros, ou simplesmente ao que nao achamos correto. Temos que aprender a dizer não assim como Deus nos diz não e sim para as coisas boas que ele reservou pra nós.

    Maria Luiza 202

    ResponderExcluir
  10. É impossível em um grupo de amigos, na escola, ou até mesmo na famíia todos compartilharem das mesmas opiniões, todos concordarem com a mesma coisa, nós temos que aprender a dar valor às nossas opiniões, e mesmo sendo contrário aos outros, saber dizer não, ter coragem de mostrar o que pensa, o que acha, saber seguir os seus princípios, sem influências de ninguém. Anne Marie e Gabriela Barbosa, 203.

    ResponderExcluir
  11. O sim é sempre mais facil de ser pronunciado e entendido, porem nem sempre é o certo a se fazer, devemos entender que nem sempre as coisas correm do jeito que queremos e imaginamos. NOME:Natália Alves e Caroline Lima 203

    ResponderExcluir
  12. Devemos sempre dizer não a quem pode nos prejudicar, sabendo que o certo é sempre o lado de Deus, e que mesmo dizendo não algumas vezes, sempre estará ao nosso lado.
    Bárbara Reis e Mariana Branco - 303

    ResponderExcluir
  13. As vezes nos deixamos levar pelas influenças externas que podem nos prejudicar mas não podemos esquecer que Deus esta do nosso lado sempre querendo o nosso bem.
    Thales Tederke-201

    ResponderExcluir
  14. Não devemos ter medo de dizer não a certas coisas, assim como tambem não devemos ficar tristes ao receber um não, todas as ações que praticamos vai ter uma volta, é sempre bom ouvir nosso coração e a Deus para seguir em frente.
    Julia Borba 201

    ResponderExcluir
  15. August Landmesser disse não aos nazistas porque ele não concordava com o nazismo. Temos que avaliar se é certo ou errado , e muitas vezes temos que dizer não para o bem de todos.
    Pedro e Bruno 301

    ResponderExcluir
  16. Muitas vezes o "não" é o certo, pois nem sempre devemos aceitar as idéias dos outros, mas, devemos ter nossas próprias ideias e razões. Nem sempre dizer "sim" é o correto, pois, através dessa resposta, pode acontecer de fazermos mal ou nos sentirmos mal, porque não é o que realmente queremos mas, nos sentimos na obrigação de responder positivamente porém, muitas vezes não é o certo e acabamos nos dando mal.

    Renata de Conto e Yasmin Nunes - Turma 104

    ResponderExcluir