18/03/2013

Perigos Escondidos


Para quem viaja de avião, apesar do receio ou medo que possa haver, a viagem normalmente se resume a embarcar, decolar, voar, pousar e descer da aeronave.

Assim, normalmente não percebemos qualquer perigo que possa ter acontecido com um avião do qual acabamos de descer. O voo parece ter sido normal, mas, em alguns casos, se conversássemos com o piloto, talvez ouviríamos o que um deles disse, anonimamente, em uma pesquisa: “Só dizemos aos passageiros o que eles precisam saber. Não lhes dizemos coisas que lhes vão meter medo. Por isso, nunca me ouvirá dizer: ‘Senhoras e senhores, acabamos de ter uma falha de motor’, mesmo que isso tenha acontecido.”

E se Deus fosse relatar todos os perigos escondidos pelos quais nem sabemos que passamos em uma semana, e Ele nos livrou? Talvez ficássemos com medo de sair da porta de casa. E é isto que o Salmista nos lembra no salmo 91. Além de fortalecer a certeza de que temos abrigo à sombra do amor de Deus, ele destaca também que o Senhor nos livra de perigos escondidos.

A própria obra de Cristo em nosso lugar nos salva de um risco do qual jamais nos daríamos conta que corremos se a Palavra de Deus não nos revelasse. O pecado conduz ao inferno e, sem a salvação que ele conquistou, estaríamos condenados à queda em pleno voo, para não mais sermos resgatados.

Por meio da fé no Salvador, somos livrados deste perigo maior e também dos perigos diários. Até mesmo os que desconhecemos. Por isso, temos também o privilégio de anunciar esta notícia a tantos quantos seguem sua vida sem se dar conta deles. A Palavra de Deus revela o perigo, mas mostra também o caminho da sustentação e da segurança para continuarmos seguros em nosso voo. Sem medo e sem receio.

Pois não há perigo ou dificuldade que possa nos impedir de, com Cristo, desembarcarmos em nosso destino final.


(Pastor Lucas Albrecht, Capelão Geral da Ulbra - publicado por Hora Luterana)

6 comentários:

  1. Deus nos livra de vários perigos que se apresentam em nossos dias, porém aquele que crer não tem motivos para temer, Deus só nos impõem obstáculos dos quais ele tem certeza que somos capazes de ultrapassar.
    ( Isabel, Julia e Natália - 303 )

    ResponderExcluir
  2. Os "perigos encondidos" comentados por esse post são perigos que causam inconveniência, que causam desconforto denecessário. Se toda vez que enquanto você viajasse de avião o piloto te relatasse tudo que está acontecendo de errado, é óbvio que você ficaria preocupado, afinal de contas, o que você faz quando o piloto lhe diz que "os flaps não foram muito bem instalados" ou então "a câmara de pressurização não está funcionando corretamente", mesmo quando, apesar de isso ser verdade, não são problemas relevantes e muito preocupantes para alguém que sabe o que está acontecendo? O piloto sabe que esses tipos de problemas são pequenos, e muitas vezes, enquanto voamos, vários erros são cometidos, e problemas mecânicos podem ou não acontecer. Relatar eles seria merda inconveniência, e não desinformação.

    Agora, igualar isso com a desinformação que Deus nos dá é algo realmente esquisito. Deus também saberia que revelar todos esses perigos seria algo inconveniente, como por exemplo dizer "esse biscoito está contaminado com o vírus da gripe" mesmo quando ele sabe que o vírus vai ser facilmente eliminado pelo sistema imunológico do invidívudo. Apenas causaria preocupação desnecessária. Quando problemas realmente sérios acontecem, o piloto revela isso aos seus passageiros, e os dá a oportunidade de rezar ou então se prepararem para o impacto, que pode ser o seu momento final de vida. Já Deus não faz nada disso, e nos deixa morrer de forma completamente inesperada e muitas vezes, extremamente inconveniente.

    Alunos: Mateus Cavalersky & Pedro Dias, Turma 201

    ResponderExcluir
  3. Devemos agradecer a Deus todos os dias, pelos livramentos e pedir proteção para o dia que virá.
    Deus está ao nosso lado a todos os momentos, até mesmo quando não nos damos conta e atravessamos a rua sem olhar para os lados, Deus nos cuida, nos protege a todo momento, devemos ser gratos a Ele, e pedir para que continue a caminhar com nós até o final de nossos dias. E para mantermos Deus sempre a nosso lado, devemos seguir seus ensinamentos e sermos fiéis a Ele.

    Amanda e Gabriele 301

    ResponderExcluir
  4. Devemos sempre agradecer a Deus por ele nos salvar de tantas coisas de mal que podem acontecer conosco no nosso dia a dia, pois ele sempre está junto com cada um o tempo todo, pois á milhões de chances de acontecer alguma coisa de mal com nós a qualquer momento de nossas vidas, mas tendo fé no senhor, Deus nos protegerá e não importa o que aconteça, se Deus estiver junto com nós, nada de mal irá nos acontecer. Matheus Gomes e Cauan 203

    ResponderExcluir
  5. Mesmo que a gente não perceba, Deus está sempre tomando conta de nós. Se pensarmos em tudo que poderia acontecer no nosso dia a dia, não sairíamos de casa. Mas sabemos que Deus está cuidando de todos nós, e isso nos deixa livre de preocupações. Temos que ter fé.

    Bianca, Júlia e Amanda - 102

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes passamos por situações que nos poem em perigo e nem desconfiamos delas.Aprendemos a conviver com o perigo uns mais outros menos.Temos que ter fé em Deus e pedir para olhar por nós.Não podemos deixar o medo afetar nossas vidas.
    Pablo 302

    ResponderExcluir